O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – abriu inscrições para a seleção de candidatos a Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), direcionadas ao desenvolvimento de pesquisas, em diversas áreas de conhecimento, dentro de “Pesquisas e Desenvolvimentos Tecnológicos em Desastres Naturais” do Programa de Capacitação Institucional (PCI).

As inscrições dos(as) interessados(as) se estendem até o próximo dia 10 de junho de 2022.

Bolsas – Projetos e Áreas de Conhecimento:

Chamada 05 – PCI-DB

Título do projeto: Vulnerabilidade de cidades históricas a inundações e deslizamentos no Brasil

Área de conhecimento: Políticas Públicas, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Geografia, Ciência do Sistema Terrestre ou áreas correlatas. Área de atuação: Desastres

Área de atuação: Desastres

Chamada 06- PCI -DA

Título do projeto: Análise espectral de dados climáticos e projeções futuras de eventos extremos de efeitos combinados de seca-calor e impactos, no risco e segurança climática no Pantanal.

Área de conhecimento: Ciências da terra

Área de atuação: Climatologia e Meteorologia

Chamada 07 – PCI-DC

Título do projeto: Avaliação da gestão de risco de desastres no Brasil

Área de conhecimento: Ciências Ambientais

Área de atuação: Gestão de risco de desastres

Chamada 08 – PCI-DC

Título do projeto: Resiliência ao risco de desastres em municípios brasileiros de pequeno e médio porte

Área de conhecimento: Ciências Ambientais

Área de atuação: Gestão de risco de desastres

Chamada 09 – PCI-DB

Título do projeto: Cemaden educação: pesquisa aplicada e ação na redução de riscos de desastres

Área de conhecimento: Ciências Humanas, Exatas, Biológica – preferencialmente, que tenha realizado pesquisas e/ou projetos na área de tecnologia voltado à educação ou cultura ou socioambiental; e com experiência no desenvolvimento website (WordPress) e/ou aplicativos móveis; conteúdo gráfico para redes sociais.

Área de atuação: Ensino/ educação

Chamada 10 – PCI-DA

Título do projeto: Cemaden educação: pesquisa aplicada e ação na redução de riscos de desastres

Área de conhecimento: Ciências Humanas, Biológicas e Ambientais – preferencialmente, que tenha realizado pesquisas e/ou projetos de mobilização na área socioambiental, de educação, meio ambiente ou cultura; com experiência no desenvolvimento de ações educativas, comunicação social e produção de conteúdos para redes sociais.

Área de atuação: Ensino/ educação

Chamada 11 – PCI-DA

Título do projeto: Cálculo das trajetórias executadas pelas células de tempestades a partir de dados de radares meteorológicos de dupla polarização.

Área de conhecimento: Geociências

Área de atuação: Meteorologia

Informações sobre os Editais das Bolsas e inscrições

O período de vigência das Bolsas será de 12 meses, podendo ser por mais quatro períodos de 12 meses cada um, totalizando, no máximo, 50 meses de duração.

Mais informações sobre os Editais das Bolsas PCI/CNPq/MCTI estão disponibilizadas no site do Cemaden, acessadas pelo link www.gov.br/cemaden/pt-br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos-1/editais-de-bolsas/bolsas/pci/chamadas-05-06-07-08-09-10-e-11-2020-programa-de-capacitacao-institucional-pci.

Com informações da Ascom/Cemaden

Receba notícias comentadas sobre Geotecnologias no seu WhatsApp