A agricultura de precisão economiza dinheiro, tempo e recursos para agrônomos e agricultores. O uso de planos de tratamento localizados, em vez de espalhar um produto com cobertura, provou ser mais eficaz para aumentar os rendimentos, reduzindo custos e protegendo o meio ambiente local. Em alguns casos, reduziu os custos do agente de amadurecimento em 20% e forneceu uma taxa de precisão de 93% na previsão do rendimento das culturas.

A ABZ Drone, com sede na Hungria, vem trabalhando com drones na agricultura para trazer técnicas eficazes para fluxos de trabalho agrícolas. Recentemente, eles mostraram como usar drones para fazer um plano de tratamento de culturas para os agricultores locais. Eles usaram um drone para capturar imagens aéreas de um campo de girassol, que foram processadas no PIX4Dfields para analisar a saúde e a condição das plantas, bem como identificar possíveis danos aos animais, o que é uma grande preocupação para as reivindicações de seguro de colheita.

Campo mostrado na interface PIX4Dfields

A ABZ Drone queria identificar problemas em campo e mostrar como o drone e o software especializado de fotogrametria PIX4Dfields poderiam ajudar a atender às suas necessidades individuais. Eles trouxeram câmeras multiespectrais e RGB para o campo para coletar e analisar imagens. Eles então queriam importar o mapa de prescrição para o sistema de piloto automático Trimble do trator John Deere para provar como todo o fluxo de trabalho pode ser conectado perfeitamente. Ter maquinário especializado já faz parte do processo de uso da agricultura de precisão, portanto, adicionar drones aumenta as capacidades e a economia da fazenda.

Detalhes do Projeto

  • Usuário ABZ Drone
  • Localização Hungria
  • Software PIX4Dfields
  • Área coberta 4 ha
  • Imagens 115
  • Saídas Ortomosaico, índice VARI, mapa de zoneamento
  • Tempo de processamento 20 minutos

Como você pode usar drones na agricultura?

A ABZ Drone estava tentando responder à pergunta de por que você usaria drones na agricultura. Que valor trazem? Existe um claro retorno sobre o investimento (ROI)? Vimos um ROI para o uso de drones para tratamento com fungicidas, mas como os agricultores da Hungria poderiam aplicar essa tecnologia em seus próprios campos? Como revendedora oficial da Pix4D, a ABZ Drones conhece todas as ferramentas especializadas necessárias para obter o máximo do PIX4Dfields, projetado para fornecer informações aos produtores e agrônomos sobre seu campo para ajudar a resolver problemas e planejar tratamentos com a máxima eficiência. Eles são uma fonte ideal de conhecimento para aconselhar os agricultores a trazer a agricultura de precisão para seus campos pela primeira vez.

O foco para esta demonstração foi o uso de imagens multiespectrais, que requerem um tipo específico de câmera. Observar a maneira como uma planta reflete a luz com uma dessas câmeras fornece informações sobre a saúde de uma planta ou cultura, seja ela afetada por doenças, sob estresse hídrico ou crescendo lentamente. Analisar o status de um campo inteiro com esses filtros especiais, ou índices, é o primeiro passo para criar um plano de tratamento. O plano de tratamento pode ser importado para o hardware de aplicação – como o sistema de navegação de um trator. O trator pode então aplicar o tratamento onde for mais necessário em quantidades especificadas. O mapa que ele usa para fazer isso é chamado de mapa de Zonação.

Os campos PIX4D podem gerar vários índices, incluindo o índice VARI

A ABZ Drone trabalha com drones capazes de transportar cargas úteis especializadas para indústrias que vão da agricultura à construção e telecomunicações. Isso inclui o uso de pulverização local para tratar plantas nos campos. Como revendedora Pix4D, eles têm acesso a amplo suporte e pesquisa sobre como tirar o melhor proveito do software agrícola de mapeamento de drones.

Provando o valor dos drones

Uma vez que os dados foram coletados, a equipe os importou para o PIX4Dfields. Por ser um software baseado em desktop, não houve necessidade de conexão com a internet e, como resultado, a equipe da ABZ Drone pôde processar as imagens em campo. O tempo de processamento foi de apenas 20 minutos, após o qual a equipe pôde analisar e explicar as descobertas – o ortomosaico 2D e o mapa de imagens multiespectral.

A ABZ Drones mostrou aos agricultores as diferentes saídas que eles poderiam obter dos PIX4Dfields para obter informações sobre as culturas

Em seguida, eles integraram as descobertas com software de terceiros para calcular um plano de prescrição. Graças à precisão do mapa no PIX4Dfields, ele forneceu dados geolocalizados e, portanto, podem ser importados para o software de planejamento. Com o Mapa de Zonação, a equipe enviou os resultados para o sistema de navegação de um trator John Deere. O uso dessa tecnologia georreferenciada em equipamentos agrícolas já é uma prática comum, pois garante que o campo seja utilizado com a máxima eficiência, evitando que o trator se desvie de uma pista planejada.

Espalhando a Agricultura de Precisão

O aumento da aceitação de técnicas de agricultura de precisão é um desenvolvimento empolgante na agricultura. Não só é mais barato para os produtores, como também permite práticas agrícolas mais amigas do ambiente. Reduzir a quantidade de produtos químicos aplicados a uma cultura evita que eles sejam levados para os ecossistemas locais e causem poluição química, incentivando a agricultura ecologicamente correta.

“O PIX4Dfields, com sua facilidade de uso e velocidade, permite que os agricultores processem imagens tiradas com um drone mesmo no campo e as importem para equipamentos agrícolas tradicionais”

Barna Becze, ABZ Drone


Uma demonstração ao vivo como esta da ABZ Drone prova aos produtores e agricultores como a tecnologia pode ser usada, com uma abordagem prática que mescla efetivamente teoria e conhecimento com experiência em campo.

A ABZ Drone também realizou um webinar baseado neste projeto que teve muitos participantes, como agricultores que aprenderam com demonstrações ao vivo e ficaram mais confiantes em usar os produtos depois de vê-los trabalhando e entender o fluxo de trabalho. Demonstrações ou workshops presenciais realizados pela equipe de treinamento da Pix4D e revendedores autorizados oferecem aos usuários uma chance interativa de aprender como obter o melhor de seus campos.

No geral, o projeto da ABZ Drones foi uma demonstração prática bem-sucedida da tecnologia de drones de impacto para ajudar os agricultores a melhorar sua produtividade e diminuir seu impacto no solo, o que, por sua vez, incentivou produtores e agrônomos locais a integrar drones e fotogrametria em seu fluxo de trabalho para colher os benefícios em suas colheitas.

Agricultura de precisão onde você estiver!

Obtenha mais do seu campo:
Sobre o PIX4Dfields
Sobre o PIX4Dmapper

Receba notícias comentadas sobre Drones no seu WhatsApp