O mercado de topografia desempenha um importante papel para a construção civil e a arquitetura em nosso país, uma vez que o levantamento topográfico é fundamental para o serviço de locação e para o acompanhamento das obras, evitando erros de demarcações e nivelamentos. 

Quando o assunto é prestação de serviços topográficos, é importante entender sobre os custos gerados pela sua empresa, para que investimentos não se tornem despesas ou transtornos financeiros futuros. Afinal de contas, custos elevados podem prejudicar o seu negócio de várias formas, podendo contribuir para a redução da sua rentabilidade e sua capacidade de investimento, além de mitigar o nível de competitividade do empreendimento.

É importante lembrarmos cortar gastos não é fácil e conhecer boas estratégias de redução de custos é muito importante para que sua empresa sobreviva no mercado pós-pandemia.

A importância da redução de custos nos tempos atuais

A pandemia causada pelo Covid-19 proporcionou uma crise mundial e trouxe diversos prejuízos para os negócios. A economia foi afetada, o consumo diminuiu, houveram demissões em massa, a receita caiu e muitos projetos foram parados. 

Por isso, é fundamental que, nesse momento, as empresas coloquem em ação estratégias de redução de custos para sobreviver a este momento de crise e conseguir passar por ele sem que mais prejuízos apareçam.

Pensando nisso, separamos 6 estratégias práticas que poderão ajudar a reduzir os custos da sua empresa de Topografia. Confira!

1 – Identifique os gargalos

Procure encontrar quais são as atividades e/ou recursos que estão sendo utilizados em demasia ou que não sejam necessários. Procure reduzir ao máximo os gastos fixos e analise criteriosamente os gastos variáveis, para evitar gastos desnecessários.

2 – Planeje-se e garanta a execução do planejado

Fazer um planejamento e avaliar todas as ameaças e oportunidades, é muito importante na hora de reduzir os custos. Pois assim é possível definir as melhores soluções possíveis, evitando custos extras e retrabalhos. Além disso, definir corretamente o prazo para execução dos serviços garante, principalmente, que a execução se dará conforme planejado. 

3 – Aumente a Produtividade

A produtividade é fator fundamental para as suas finanças e para a abrangência de sua empresa. Se ao realizar suas atividades, você conseguir executá-las em um tempo menor, será possível atrair novos clientes e aumentar a quantidade de serviços.

Além disso, o custo fixo para a execução de um determinado tipo de trabalho poderá diminuir, uma vez que o prazo de execução será menor. Assim você reduz não só o tempo de produção, como também o custo com profissionais, equipamentos, locação, alimentação, transporte, entre outros.

4 – Tenha uma equipe de qualidade

Contar com profissionais de qualidade também é uma maneira de reduzir custos. Além de garantir que o serviço seja executado de acordo com o necessário, evita retrabalhos. Equipes qualificadas e experientes são capazes de evitar situações problemáticas e conseguem ser mais eficientes.

5 – Invista em Tecnologia

O uso de equipamentos modernos e atualizados poderá se tornar um grande diferencial para a sua empresa. Além do aumento da produtividade, o crescimento das receitas será imediato. Além disso a redução de custos com equipe de profissionais também é notável.  Ao investir em tecnologia a empresa é capaz de reduzir seu custo fixo e, ainda, entregar projetos com uma maior qualidade e em um menor tempo. Bom para você e para o seu cliente!

6 – Invista na proteção dos seus equipamentos

As atividades relacionadas a trabalhos topográficos, possuem inúmeros riscos de acidentes e, sabemos o quanto um equipamento topográfico é caro o e como ele é importante para o seu trabalho e os custos que despende periodicamente para que ele opere em boas condições.  E investir em serviço de proteção é importante para garantir que esse tipo de equipamento esteja devidamente seguro quando houverem imprevistos e que não ocorram prejuízo financeiros, retrabalhos, ou faltas comprometimento da produtividade do negócio/empresa.

A APAT – Associação dos Profissionais da Agrimensura e Topografia é uma ótima opção para o profissional que quer reduzir seus custos, em menos tempo, investindo na proteção dos seus equipamentos.  Pois oferece a proteção completa para equipamentos de topografia e agrimensura, em casos de furto qualificado, roubo, incêndio, desmoronamento, danos não intencionais e quedas; e ainda dá a possibilidade de o associado utilizar equipamentos reservas, em casos de sinistro.

Agora que você aprendeu um pouco sobre estratégias que que podem reduzir os custos da sua empresa consideravelmente, eu tal colocá-las em prática? 

Comece investindo na proteção dos seus equipamentos. Você trabalha protegido e ainda se resguarda, caso ocorra algum imprevisto. Além disso evita despesas desnecessárias com acidentes e avarias e, ainda, sua produtividade continua a todo o vapor.

Entre em contato com a APAT pelo telefone (31) 97210-7309 ou acesse www.apatprotecao.com.br e associe-se.

Receba notícias comentadas sobre Geotecnologias no seu WhatsApp