A Virgin Orbit, juntamente com a Agência Espacial Brasileira (AEB), tem o prazer de anunciar que a Virgin Orbit recebeu formalmente uma licença para permitir as operações de lançamento do LauncherOne no Brasil.

A licença é concedida à Virgin Orbit Brasil Ltda. (VOBRA), uma subsidiária brasileira recém-formada e de propriedade integral dedicada a trazer o sistema de lançamento de foguetes LauncherOne para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A formação da entidade VOBRA para atividades espaciais brasileiras dedicadas visa trazer uma nova e importante capacidade para o país e valor econômico para a região. O sistema LauncherOne da Virgin Orbit, que usa uma aeronave 747 customizada, Cosmic Girl, como plataforma de lançamento voadora e totalmente reutilizável, realizará lançamentos da base aérea existente no local brasileiro, voando centenas de quilômetros antes de lançar o foguete diretamente acima do equador – um ponto ideal global — ou em outros locais ideais identificados para cada missão individual.

Espera-se que o sistema de lançamento da Virgin Orbit dê a Alcântara a oportunidade de se tornar um dos únicos portos espaciais continentais do mundo funcionalmente capaz de atingir qualquer inclinação orbital. Todo o equipamento necessário para a Virgin Orbit realizar um lançamento em órbita é totalmente transportável, desde o foguete, até os ativos terrestres que o preparam para o voo, bem como a própria aeronave. Essa capacidade permite que a equipe transporte com segurança todo o sistema, realize uma campanha de lançamento e retorne a uma das outras instalações da empresa sem a necessidade de qualquer outra construção além da base aérea brasileira.

O Centro de Alcântara já recebeu vários lançamentos de foguetes suborbitais, mas a instalação ainda não foi utilizada para atingir a órbita terrestre. Ao facilitar a introdução dessa capacidade, há muito procurada em Alcântara, a Virgin Orbit, AEB e Força Aérea Brasileira (FAB) esperam criar uma nova competência significativa para a área.

Após o cumprimento de todas as formalidades exigidas pela FAB e a conclusão de todas as diretrizes do CLA, o LauncherOne poderia realizar o primeiro lançamento de classe orbital doméstico para o Brasil já em 2023.

“Estamos muito animados para trazer capacidade de lançamento orbital para o Brasil”.

disse Dan Hart, CEO da Virgin Orbit

“Nossa pequena área de cobertura e o exclusivo sistema móvel LauncherOne nos permitem trabalhar com o país na realização de seu primeiro lançamento doméstico para a órbita da Terra, ao mesmo tempo em que acessamos uma série de inclinações orbitais a apenas dois graus ao sul do equador e sem a necessidade de nova infraestrutura permanente . Aproveitar as instalações existentes no Centro Espacial de Alcântara é importante para nós em nosso compromisso com a sustentabilidade e esforço para abrir o Space For Good. Estamos ansiosos para trabalhar juntos para assumir as próximas possibilidades.”

“O Virgin Orbit é um excelente provedor de transporte espacial, muito adequado para lançamentos rápidos e dedicados de pequenos satélites”.

disse Carlos Moura, presidente da AEB

“Acreditamos que a Virgin Orbit pode melhorar suas capacidades decolando do Espaçoporto de Alcantara. Clima agradável, aeródromo maravilhoso, espaço aéreo livre e sistemas de rastreamento proficientes. Juntos, podemos fazer muito mais”.

Mais informações: www.virginorbit.com