A Airbus e o Aeroporto Internacional de Munique, na Alemanha, assinaram um memorando de entendimento para fornecer soluções para cidades e regiões interessadas em desenvolver ecossistemas de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês).

O objetivo da parceria é criar um ecossistemas completamente novos que garantam a segurança e a total integração de soluções de eVTOL com outros meios de transporte, gerando valor para cidades e comunidades.

O acordo usa a experiência das duas empresas no assunto. Enquanto a Airbus está desenvolvendo o eVTOL CityAirbus NextGen, o aeroporto de Munique está planejando serviços e soluções de infraestrutura de solo para operações de veículos elétricos de decolagem e pouso na vertical.

“Como o primeiro aeroporto 5 estrelas da Europa, o Aeroporto de Munique sempre esteve na vanguarda da inovação e é crucial que os aeroportos estejam ativamente envolvidos no desenvolvimento e pavimentação do caminho para esta nova forma de transporte.”

Ivonne Kuger, vice-presidente executiva de Desenvolvimento Corporativo do Aeroporto Internacional de Munique.

“Temos certeza de que nossa parceria com o Aeroporto de Munique será um catalisador fundamental para acelerar o desenvolvimento dos ecossistemas AAM em todo o mundo.”

Balkiz Sarihan, head de Parcerias e Estratégia de Mobilidade Aérea Urbana da Airbus.

Desenvolvimento

A Airbus também anunciou que a KLK Motorsport e and Modell- un Fromenbau Blasius GmbH vão desenhar, desenvolver e fabricar a estrutura traseira do CityAirbus NextGen.

As duas empresas trabalharão para desenvolver uma fuselagem traseira com peso extremamente leve, que será essencial para a eficiência e performance do eVTOL da Airbus.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp