A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou regras para a operação de táxi-aéreo nas cidades do continente. Esse é o primeiro documento do tipo a ser publicado por um órgão regulador.

Essas regras são um complemento do material já existente sobre certificação de eVTOLs e projetos de vertiportos, além das operações de sistemas de aeronaves não tripuladas e do sistema de gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado, conhecido como U-space.

O novo framework regulatório está aberto à consulta pública até 30 de setembro de 2022 e abrange questões técnicas de aeronavegabilidade, operações aéreas, licenças de tripulantes e regras do ar.

De acordo com a EASA, fabricantes europeus de eVTOLs já sinalizaram que estarão prontos para a certificação das aeronaves nos próximos anos, e por isso a agência está trabalhando no conjunto harmonizado de regulamentações e regras na União Europeia para a criação de um ecossistema de mobilidade aérea urbana.

“A publicação [das regras] reforça a liderança que a EASA está mostrando nessa área de inovação. Ao mesmo tempo, fizemos o nosso melhor para abordar as preocupações gerais da sociedade e as expectativas dos cidadãos da União Europeia em relação à segurança, proteção, privacidade, meio ambiente e ruído.”

EASA, em comunicado oficial.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp