O presidente dos EUA, Joe Biden, tornou pública na última segunda-feira (11/7) a primeira imagem colorida do telescópio espacial James Webb da NASA, durante um ato público na Casa Branca, em Washington DC. Esta primeira imagem mostra o potencial de descobertas da missão Webb, uma parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia) e a CSA (Agência Espacial Canadense) .

“Estas imagens vão recordar ao mundo que os Estados Unidos podem fazer grandes coisas, e lembrar ao povo estadunidense, especialmente a nossos filhos, que não há nada que esteja além de nossa capacidade. Podemos ver possibilidades que ninguém tenha visto antes. Podemos ir a lugares aos quais ninguém foi antes.”

disse o presidente Biden em sua intervenção no evento
O telescópio espacial James Webb da NASA produziu a imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo profundo até a presente data. O primeiro campo profundo do Webb é o conjunto de galáxias SMACS 0723 e está repleto de detalhes, incluindo os objetos mais tênues jamais observados em infravermelho. Créditos: NASA, ESA, CSA e STScI

A primeira imagem colorida do Webb mostra milhares de galáxias, incluindo os objetos mais tênues que já foram observados em luz infravermelha até a presente data.

“O primeiro campo profundo do Webb não só é a primeira imagem colorida do telescópio espacial James Webb, mas também é a imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo longínquo tomada até o momento. Esta imagem cobre uma porção do céu do tamanho aproximado de um grão de areia sustentado à distância de um braço estendido. É somente uma pequena porção do vasto universo. Esta missão se tornou possível graças ao engenho humano: o incrível equipamento do Webb da NASA e nossos parceiros internacionais da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Canadense. O Webb é só o começo do que podemos alcançar no futuro quando trabalhamos juntos em benefício da humanidade.”

afirmou o administrador da NASA, Bill Nelson

Este campo profundo, que estabelece um novo recorde, é apenas um spoiler do conjunto completo das primeiras imagens do Webb, que serão publicadas hoje (12/7) em uma transmissão ao vivo pela televisão da NASA. As imagens estarão disponíveis em www.nasa.gov/webbfirstimages.

“Os cientistas estão encantados de que o Webb esteja em marcha e seja tão potente como esperávamos, muito mais que o telescópio Hubble, e de que tenha sobrevivido a todos os perigos para ser nosso olho dourado no firmamento. O que ocorreu depois do Big Bang? Como se esfriou o universo em expansão e foram criados buracos negros, galáxias, estrelas, planetas e pessoas? O astrônomos vêem tudo duas vezes: primeiro com imagens e depois com a imaginação e cálculos. Mas há algo lá fora que nunca havíamos imaginado, e me assombrarei tanto como vocês quando o encontrarmos.”

disse John Mather, cientista principal do projeto Webb no Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland

Telescópio espacial James Webb

O telescópio espacial James Webb é o principal observatório de ciência espacial do mundo. O Webb resolverá os mistérios do nosso sistema solar, olhará além dele para mundos distantes ao redor de outras estrelas e explorará as misteriosas estruturas e origens do nosso universo e nosso lugar nele. O Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021 a bordo de um foguete Ariane 5, do espaçoporto europeu na Guiana Francesa, na América do Sul. Depois de completar uma complexa sequência de implantação no espaço, o Webb passou meses comissionando enquanto seus espelhos eram alinhados e seus instrumentos preparados para pesquisas científicas. Saiba mais sobre esta imagem de campo profundo.

Receba notícias comentadas do setor Espacial no seu WhatsApp