O NASA International Space Applications Challenge, maior hackathon anual do mundo, retorna este ano com o tema “Make Space”, enfatizando o compromisso da NASA com a inclusão. O desafio deste ano se concentrará em ciência, tecnologia e exploração da Terra e do espaço. As inscrições de participantes para eventos presenciais e virtuais estão abertas até 2 de outubro.

O Space Apps fornece uma plataforma onde todos os apaixonados por criatividade e inovação em todo o mundo podem usar suas perspectivas únicas para enfrentar os desafios criados pelos especialistas da NASA. Os desafios variam em nível de habilidade, experiência, tópico e objetivo, e abrangem um espectro de disciplinas e interesses, desde inteligência artificial e desenvolvimento de software até arte e narrativa.

“A cada ano, o Space Apps permite que milhares de pessoas interajam com os dados abertos da NASA e de seus parceiros durante o hackathon. Foi gratificante ver os projetos inovadores criados pelos participantes do Space Apps Challenge e ver seu potencial para fazer contribuições significativas para resolver alguns dos desafios mais difíceis estudados pela NASA na Terra e no espaço”.

diz Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para a Diretoria de Missões Científicas da agência

O Space Apps fornece um ambiente positivo e seguro que incentiva a colaboração e uma mentalidade de crescimento. Se os participantes estão explorando um desafio, aprendendo a ser criativos, definindo papéis de equipe, aprendendo uma habilidade técnica ou aprendendo a lidar com os contratempos que surgem durante o fim de semana do desafio. A estrutura inovadora e flexível deste evento permite que os participantes saiam enriquecidos, motivados e ansiosos para aprender.

“O talento está em toda parte, mas a falta de oportunidades deixa muito talento e potencial inexplorado. Há tantas histórias positivas desse desafio que ressaltam o valor de ‘dar espaço’ para todos”.

afirma Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciências da Terra da NASA

Desde a sua criação em 2012, a Space Apps tem criado e desenvolvido constantemente uma comunidade global unida por um interesse comum em resolver problemas e causar impacto. As histórias de sucesso que resultam diretamente desses desafios vão desde a criação de novos produtos e empreendimentos comerciais, atualizações inovadoras de produtos existentes e ajudou a conectar as pessoas social e profissionalmente, dando-lhes acesso a insights que de outra forma não teriam. Ao conectar equipes com desafios e especialistas de agências espaciais de todo o mundo, os participantes têm acesso a novas oportunidades e insights que podem impactá-los por toda a vida.

Este ano, a NASA tem o prazer de anunciar a adição da Organização Indiana de Pesquisa Espacial e da Agência Espacial Mexicana à lista de parceiros de agências espaciais que apoiam os Aplicativos Espaciais. Parceiros valiosos que retornaram do ano passado incluem a Agência Espacial Australiana, a Agência Espacial Brasileira, a Agência Espacial Canadense, a ESA (Agência Espacial Europeia), a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, a Comissão Nacional Argentina para Atividades Espaciais, a Agência Nacional de Ciências Espaciais do Bahrein , a Agência Espacial Paraguaia e a Agência Espacial Nacional Sul-Africana. A parceria da agência espacial promove uma colaboração global mais ampla e fornece uma plataforma mais ampla para os participantes contribuírem para os campos da ciência e tecnologia da Terra e do espaço por meio de aplicativos espaciais.

O Space Apps é gerenciado pela Divisão de Ciências da Terra da NASA na Diretoria de Missões Científicas da agência na sede da NASA em Washington. É organizado em colaboração com Booz Allen Hamilton, Mindgrub, SecondMuse e o Programa de Ciência Aplicada de Inovação Aberta da NASA. Saiba mais sobre o Space Apps e como se envolver em seu site.

Para saber mais sobre o Space Apps e se inscrever em um evento presencial ou online de 1 a 2 de outubro de 2022, visite: www.spaceappschallenge.org.