Para uma prefeitura realizar uma gestão territorial eficiente, é fundamental contar com dados e informações georreferenciadas precisas sobre a área do município, bem como suas características de uso do solo. Para isso a Prefeitura de Rio Branco/AC, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) iniciou um amplo projeto de gestão territorial da cidade. O governo municipal contratou, em março desse ano, os serviços necessários à implantação do geoprocessamento, abrangendo a área urbana e de expansão urbana da cidade.

Após um rígido processo licitatório, a Topocart foi contratada para executar o aerolevantamento fotogramétrico e perfilamento laser com objetivo de atualizar a base cartográfica urbana cadastral e multifinalitária, o cadastro imobiliário, a atualização da planta de valores genéricos e a implantação de um sistema de informações geográficas – GEO360.

Após a conclusão dos serviços, a Prefeitura de Rio Branco dará um passo importante para garantir uma gestão mais eficiente do espaço urbano, inserindo no município o conceito de cidade inteligente – “smart city”. O escopo abrange coleta, compilação, processamento, organização padronização, adequação, ajustamento, modernização, atualização, sistematização, validação e publicação de dados geográficos, transformando-os em informações de gestão por meio de um robusto banco de dados, de forma a garantir uma visão completa das características e necessidades da cidade.

“Esse é um projeto que vai trazer uma atualização da cidade, do Município, onde poderemos ter identificados os novos bairros, as novas casas, os empreendimentos que são realizados aqui. A atualização possivelmente incluirá, também, a zona rural, porém iniciaremos esse trabalho pela área urbana. O Município precisa ter seu Cadastro Imobiliário atualizado, precisamos saber a situação da cidade”, explica o secretário.

“Todos na Topocart estão muito empenhados e comprometidos em atender às expectativas dos técnicos da Prefeitura. Esse projeto deixará um grande legado para a capital do estado do Acre, agilizando e facilitando a vida dos munícipes, permitindo que os gestores públicos possam transformar a vida dos cidadãos, levando benefícios a todos”.

explica Claudio Queiroz, Diretor de Negócios da empresa

Mais informações:
www.topocart.com.br

Com informações da Assecom – Prefeitura de Rio Branco
www.riobranco.ac.gov.br

Receba notícias comentadas sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba o informativo no seu email