Durante o início de agosto, a equipe de foguetes de sondagem experimental da UFSC, Kosmos Rocketry, esteve presente na Latin American Space Challenge (LASC 2022) em Tatuí (SP), uma das maiores competições de foguetes do mundo, e neste evento lançou o VLK-2.

Esta foi a última competição internacional que a equipe Kosmos Rocketry participará neste ano, mas os objetivos não param por aqui. A meta é lançar o VLK-3 ainda este ano, para chegar com esta novidade no evento de 2023, nos EUA.

Latin America Space Challenge

A Latin America Space Challenge (LASC) é a segunda maior competição de foguetes e satélites universitários do mundo, em diversas modalidades. Na edição de 2022, mais de 1000 rocketeers e satelliteers estiveram presentes no Cabo Canavial, São Paulo, de 5 a 8 de agosto, para apresentarem seus projetos. Entre as equipes, a Kosmos esteve presente como demonstração de tecnologia, expondo o projeto VLK-2.

Networking e Troca de Experiências

Após a participação da Kosmos na SAC 2022 em junho, a equipe teve pouco mais de um mês para reconstruir o projeto do VLK. O foguete que ganhou os ares americanos no dia 24 de junho foi convidado para voar em sua terra natal durante a LASC, participando como demonstração de tecnologia. Com os ajustes percebidos durante a primeira missão, o VLK foi reconstruído do zero. Vários de seus sistemas tiveram de ser reprojetados visando uma melhor performance, e toda a manufatura ocorreu em cerca de três semanas de muito trabalho.

O VLK-2 foi apresentado na competição para outras equipes e entusiastas. A Kosmos pôde compartilhar a experiência de ser a única representante brasileira na SAC 2022, dividir os ensinamentos que recebeu e repassar detalhes dos seus projeto. Além de, obviamente, se inteirar dos projetos das outras equipes, avaliando novas tecnologias. Esta troca de experiências é sempre muito enriquecedora e gera diversos contatos e parcerias entre todos os envolvidos.

Visitas Importantes

O evento contou com a presença de ilustres personalidades, como o primeiro brasileiro a ter o privilégio de ir ao espaço e ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Além dele, o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, veio ao encontro da equipe para conhecer a segunda versão do foguete que ele já havia encontrado em Maio, no SpaceBR Show, e se inteirar da participação brasileira na SAC. Outra visita importante foi a dos nossos parceiros da Aerovertical, empresa que forneceu material e tecnologia para o sistema de recuperação do VLK-2.

O Voo do VLK-2

O primeiro dia da LASC (05/08) foi destinado ao cadastramento dos participantes, cerimônia de abertura, exposição de projetos e alguns poucos lançamentos mais ao final do dia, devido a condições climáticas instáveis.

Já no segundo dia (06/08), a janela de lançamentos estaria aberta desde de manhã. A Kosmos realizou os últimos testes dos sistemas embarcados do VLK e, periodo da tarde, iniciou-se o assembly do foguete. Passando por todas as checagens de segurança, o VLK-2 estava pronto para ser lançado próximo ao fim da tarde. Porém, com a janela de lançamentos se fechando, a equipe já havia aceitado que o foguete só poderia ser lançado no próximo dia. Foi quando um coro iniciou-se chamando o VLK para a base de lançamento.

O voo ocorreu próximo das 18:00 (horário de Brasília). Mesmo que a operação não tenha se completado inteiramente de forma nominal, o acionamento do paraquedas resgatou grande parte do projeto, possibilitando que seus principais componentes voltassem funcionais e reutilizáveis.

O foguete resgatado ainda pôde ser exposto no terceiro dia da LASC (07/08), explicando para os presentes os detalhes da operação.

O voo do VLK na LASC possibilitou a identificação de novos pontos de ajuste, que serão aprimorados para que o VLK volte em sua terceira versão pronto para ganhar os céus novamente.

Agradecimentos

A Kosmos agradece imensamente todo o apoio recebido nesta jornada, desde a participação na SAC 2022 até a LASC 2022. Foram inúmeras interações, virtuais e presenciais, que sempre agregam muito para a equipe. Fazer história e ser reconhecido por isso não tem preço. Um muito obrigado a todos os nossos patrocinadores (Rocha Parts, Porto Itapoá, ArcelorMittal, Zoom, Yssy, SeaExpress, Valor Aduaneiro) e parceiros (Universidade UFSC, Laboratório T2F, Fapesc, Ágora Tech Park, MundoGEO, SpaceBR Show, FabLab Joinville, Vama Industrial, Kairós Usinagem, Hard, Texiglass, LanFibras, AeroVertical). E, especialmente, agradecemos a todos que mostram seu apoio à Kosmos durante os eventos, às demais equipes rocketry do Brasil pela troca de experiências e aos entusiastas que sempre se colocam à disposição para ajudar. Obrigado por fazerem parte da nossa história, e sigam conosco para os próximos voos. Juntos, voamos mais alto!

Sobre a equipe Kosmos Rocketry

A Kosmos é uma equipe de competição do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), um dos campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Possui o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico aeroespacial no Brasil, através do desenvolvimento de foguetes para participações em competições internacionais e da realização de workshops e exposições.

Imagem de capa: Membros da equipe Kosmos, empresários da Aeroevertical (empresa de recuperação de cargas) e Carlos Moura – presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Mais informações:
www.kosmosrocketry.com

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

SpaceBR Show 2023 tem como tema Exploração Espacial e Novos Negócios