O evento mundial anual do OpenStreetMap aconteceu este fim de semana em Florença na Itália: o State Of The Map 2022. É a primeira vez que a comunidade se reúne, depois da pandemia. O último evento presencial ocorreu em 2019, em Heidelberg – Alemanha. Este ano 400 participantes de 70 países vieram até Florença. 200 outros participaram online.

“Todos estavam expressando sua alegria de poder participar presencialmente, após anos de confinamento” explica Vitor George, um dos membros mais antigos da comunidade Brasil e organizador do State of the Map LATAM de 2016 em São Paulo. Em 2019, 600 participantes presenciais estavam em Heidelberg.

Seis membros da comunidade brasileira estavam presentes no evento: Natália Arruda, Vitor George, Matheus Correia, Thierry Jean, Kaué Vestena, e Gustavo Soares (da esquerda para direita na foto). Três deles realizaram sua apresentação. Vitor apresentou o OSM Teams, uma API de autenticação independente com estrutura para criar equipes e funções no ecossistema OpenStreetMap. Kauê apresentou o Sidewalkreator, um plug-in para QGIS que permite desenhar calçadas de maneira automatizada, além do site OpenSidewalkMap, um projeto centrado na representação dos dados das calçadas no OSM, e Thierry apresentou o Instituto AdressForAll, ONG sem fins lucrativos, que mantém uma base de dados de endereços georreferenciados, aberta, na América do Sul.

Patrocinadores de peso apoiaram a conferência, como Meta, ESRI, TomTom, Here, Microsoft, Google, entretanto a Fundação OSM, continua com dois funcionários, somente. Isto mostra que a comunidade romântica dos primórdios do projeto continua firme, recusando ser refém da força do dinheiro das corporações. Isto é muito legal em muitos aspectos, mas representa também problemas de governança quando o assunto é melhorar um modelo de dados ou a tecnologia da plataforma. O projeto OpenStreetMap, antes desprezado por muitos, se tornou incontornável no mundo da cartografia ao ponto que empresas de mapa estão presentes no evento. Este ano tiveram poucos debates polêmicos sobre estes temas, diferentemente de outros anos e o evento foi muito harmonioso, agradável e até familiar.

Com informações a imagens de Thierry Jean, direto de Florença – Itália

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso

As opiniões contidas neste artigo não refletem necessariamente a opinião da MundoGEO