A Fototerra – empresa especializada em captura de dados geográficos aéreos, está instalando a primeira antena Satcom Direct Plane Simple® da América Latina. A variante Plane Simple Ku-band está sendo instalada em um Embraer EMB-110.

Para concluir a instalação e gerar os relevantes Certificados de Tipo Suplementares (STCs), a SD está contando com apoio técnico da Pro Aero, uma empresa de consultoria e serviços de aviação dedicados; e a maior empresa de certificação aeronáutica do Brasil e revendedora SD, Jazz Engenharia Aeronáutica. O Jazz está concluindo a articulação com a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), para geração dos STCs. A SD antecipa que a instalação começará no final de agosto, com a entrega prevista para o final de setembro de 2022 e o treinamento da tripulação a seguir.

A antena Plane Simple Ku-band será localizada no topo da fuselagem do turboélice, no centro da aeronave, para aumentar a eficiência operacional. “O avançado sistema de antenas substituirá a atual tecnologia de micro-ondas que a Fototerra utiliza para monitorar a costa marítima para atender a indústria de petróleo e gás. A tecnologia existente exige que a Fototerra fique perto da costa para comunicar as imagens de forma eficaz. Depois de instalar o terminal, essa limitação será removida. Estamos entusiasmados por ser a primeira empresa a realizar este tipo de instalação em nome da SD. Sabemos que isso agilizará as operações da Fototerra e mostrará as oportunidades para tipos de aeronaves semelhantes”, afirma o Diretor de Vendas da Jazz, Felipe Nardi.

A Fototerra planeja aproveitar todo o potencial da tecnologia avançada para transmitir arquivos pesados de dados gerados durante o voo. “A transmissão confiável de dados em banda larga melhora a eficiência, aumentará a produtividade e aprimorará os serviços que prestamos aos nossos clientes”, acrescenta Guilherme Pinho, CEO da Fototerra. “Esperamos por essa capacidade há muito tempo e estamos entusiasmados em concluir missões com a tecnologia instalada”. Com o terminal Plane Simple, alimentado pela rede Intelsat FlexExec, imagens de alta resolução, imagens hiperespectrais, dados lidar, dados de radar e técnicas de infravermelho, ultravioleta, térmica e de fluorescência transmitirão, em tempo real, diretamente aos servidores Fototerra, clientes e autoridades, conforme necessário. A Fototerra também está otimizando o ecossistema completo de produtos e serviços da Satcom Direct, além de se beneficiar da aquisição de suas soluções de conectividade e suporte de um único fornecedor.

Sobre a Fototerra

A Fototerra é uma empresa de tecnologia da geoinformação fundada em São Paulo, em 1993, com competência e expertise em captura de dados através de sensores remotos, além de aquisição e processamento de dados geoespaciais e geodésicos. A Fototerra provê soluções em todas as áreas de geoprocessamento, dados topográficos e temáticos, incluindo desenvolvimento de software e de soluções GIS.

Site: https://fototerra.com.br
Instagram: @fototerraoficial

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso