A Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária de Vitória da Conquista (Sefin) criou o projeto Vitória da Conquista Digital, abrangendo um levantamento completo de dados para atualizar a planta urbana da cidade. A iniciativa busca ainda oferecer informações para empresas que desejem investir na cidade, empreendedores locais e instituições que atuam no desenvolvimento econômico e social, bem como os setores da Educação.

De acordo com o Secretário Municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, o projeto é inédito no estado e permitirá a criação de um mapa atualizado da cidade para nortear projetos de desenvolvimento, com uma base justa para a cobrança de impostos e para a oferta de serviços. “Quanto mais conhecermos a realidade, mais fácil fica levar a atuação da Prefeitura na medida desse bairro, desse local, desse comércio, do centro. Quanto mais serviços oferecermos para a população, melhor será. E a qualidade desse serviço é proporcional à qualidade dos dados”, explicou o secretário.

O projeto em execução pela Topocart é dividido em quatro etapas. Na primeira, cadastradores em campo promovem entrevistas com os moradores para levantar dados do cadastro imobiliário. Os cadastradores são devidamente uniformizados, equipados com dispositivos eletrônicos contendo um aplicativo especialmente desenvolvido para essa finalidade.

Na segunda etapa, a Topocart utiliza suas aeronaves equipadas com sensores fotogramétricos e perfiladores laser para obtenção dos dados topográficos com alta precisão. Assim será obtida uma base cartográfica cadastral multifinalitária, que poderá ser utilizada, também, na elaboração de projetos de engenharia de infraestrutura, urbanismo e meio ambiente, bem como na regularização fundiária.

Já na terceira etapa do projeto será aplicado o mapeamento móvel veicular 360º. Nessa etapa são geradas imagens de alta resolução dos logradouros urbanos, o que permitirá que a Prefeitura identifique as fachadas dos imóveis com o número de porta, bem como os equipamentos urbanos existentes na cidade.

Na quarta e última etapa será implantado o GEO360, um sistema de informações geográficas desenvolvido pela Topocart, que servirá como repositório dos dados obtidos e processá-los de forma a transformá-los em informação, para a gestão do espaço urbano.

“Conhecer a cidade com dados precisos é o caminho mais rápido para transformar a gestão pública e melhorar a vida do cidadão. As informações corretas vão permitir que os gestores públicos possam tomar decisões assertivas e elaborar projetos adequados, que atendam de forma eficiente as demandas de seus cidadãos. Esse é um dos focos da atuação da Topocart, tornar a gestão geográfica mais eficiente e a cidade mais inteligente”.

conclui Claudio Queiroz, Diretor de Negócios da Topocart

Com informações da prefeitura do portal da Prefeitura de Vitória da Conquista (https://www.pmvc.ba.gov.br/)

Mais informações:
www.topocart.com.br

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso