Com mais de 123 mil habitantes e ocupando uma área de aproximadamente 300 km², Sabará é hoje um dos principais municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade, carregada de história e de importância cultural para o estado de Minas Gerais, começou em setembro um importante projeto para facilitar e estimular o seu desenvolvimento econômico e social, o Sabará 360. A iniciativa visa atualizar e modernizar o Cadastro Técnico Municipal e, para isso, envolve uma ampla coleta e processamento de dados, que será realizada pela empresa Topocart.

A Secretária Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Carmen Alves, explica que o Cadastro Técnico Municipal é um banco de dados georreferenciados com informações físicas, econômicas, jurídicas e fiscais do município. Diante disso sua atualização e modernização proporcionará uma melhor gestão do transporte coletivo, limpeza urbana, iluminação pública, coleta de lixo, postos de saúde, escolas, dentre outros benefícios para a cidade. “A ferramenta serve para dar suporte ao planejamento da cidade, orientando as ações da Prefeitura de Sabará, relacionadas à Defesa Civil, Segurança, Saúde, Educação, ao Meio Ambiente, Transporte Urbano, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, entre outras áreas de interesse da população sabarense”, explica.

O projeto prevê o levantamento e a aquisição de dados por diferentes meios. Inicialmente cadastradores em campo realizarão entrevistas com os moradores. Em seguida, a Topocart utilizará suas aeronaves equipadas com sensores fotogramétricos e perfiladores laser para obtenção dos dados topográficos com alta precisão. Ainda será aplicado o mapeamento móvel veicular 360o, para geração de imagens de alta resolução dos logradouros urbanos, o que permitirá que a Prefeitura identifique as fachadas dos imóveis com o número de porta, bem como os equipamentos urbanos existentes na cidade. Por fim, todos os dados captados serão inseridos na plataforma GEO360, que será responsável por processar e gerar as informações para melhorar a gestão urbana. A previsão é que a conclusão de todo o projeto aconteça em até 12 meses.

“Um levantamento preciso e detalhado do uso do solo de uma cidade permite que os gestores possam realizar um trabalho eficiente na gestão do espaço geográfico, por consequência, melhorar a qualidade de vida do cidadão. As informações corretas vão gerar decisões assertivas e projetos adequados. Essa é a nossa principal missão”, conclui Claudio Queiroz, Diretor de Negócios da Topocart.

Mais informações:
www.topocart.com.br

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso