A Microsoft Corp., a Planet Labs PBC e a The Nature Conservancy anunciaram nesta quinta-feira seus planos para o lançamento do Global Renewables Watch (GRW), um atlas vivo inédito destinado a mapear e medir todas as instalações solares e eólicas em escala de utilitários na Terra usando inteligência artificial (IA) e imagens de satélite, permitindo que os usuários avaliem o progresso da transição para energia limpa e rastreiem tendências ao longo do tempo.

Com o mapeamento inicial das instalações de energia solar e eólica na Alemanha e na Índia, além das instalações solares no Brasil e no Egito concluídas, o GRW está sendo construído para servir como um atlas de energia renovável disponível publicamente, com insights sobre cada país, relacionados ao progresso da produção e tendências de desenvolvimento. Com acesso a dados de satélite a partir de 2018, e planejando atualizar o atlas duas vezes por ano, o GRW tem como objetivo mostrar a capacidade de energia renovável dos países, ajudar a entender essa capacidade e reconhecer padrões do impacto potencial da energia renovável no cenário no longo prazo, e não como um momento no tempo.

O primeiro inventário global completo deverá ser concluído até o início de 2023, momento em que os resultados passarão por uma validação técnica e científica. Para este programa conjunto, a Microsoft está fornecendo a tecnologia de IA e a plataforma, a Planet está contribuindo com as imagens de satélite subjacentes, e a The Nature Conservancy está fornecendo a expertise sobre o assunto para análise dos dados coletados.

O anúncio ocorre em Nova York, que recebe essa semana líderes internacionais do setor público e privado para a abertura da 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU e da 14ª Climate Week anual de Nova York.

“O tema da Climate Week NYC este ano é ‘Getting it done’, e para isso, precisamos passar de promessas para o progresso”, disse a CEO da The Nature Conservancy, Jennifer Morris.” O Global Renewables Watch, resultado da colaboração entre a Microsoft, a Nature Conservancy e a Planet, são exatamente o tipo de ação que precisamos. Este será um recurso de acesso público para ajudar pesquisadores e formuladores de políticas a entender as capacidades e lacunas atuais para que os tomadores de decisão possam escalar os recursos de energia renovável tão necessários de uma maneira responsável e amigável à natureza.”

Os métodos atuais para rastrear projetos de energia solar e eólica globalmente são imensamente complexos, cortando inúmeras jurisdições e com grande parte dos dados mantidos por organizações privadas. O GRW tem como objetivo fornecer esses dados, acoplando IA com imagens de satélite de alta resolução e apresentando-os em uma série temporal atualizada dinamicamente.

“Cada um dos parceiros traz um conhecimento único e agrega muito valor a essa iniciativa”, disse o cofundador e CEO da Planet, Will Marshall. “Você não pode gerenciar o que não pode medir, então, combinando os recursos de IA e computação em nuvem da Microsoft, as imagens abrangentes e de alta resolução de satélites da Planet e a profunda experiência no assunto da The Nature Conservancy, esperamos construir uma plataforma poderosa para a superação — e democratização – do acesso aos dados sobre energia renovável.”

Os parceiros continuarão a mapear países adicionais e pretendem divulgar a ferramenta entre aqueles encarregados de gerenciar a transição para energética limpa do mundo nas semanas que antecederam e durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, que acontece em Sharm El-Sheik, Egito, de 6 a 18 de novembro de 2022.

“O mundo precisa de acesso a dados para tomar decisões ambientais responsáveis, e o Global Renewables Watch servirá como uma ferramenta crítica para entender o progresso da humanidade no cumprimento das metas do Acordo Climático de Paris e no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para garantir o acesso a energias acessíveis, confiáveis, sustentáveis e modernas para todos.”, comentou o Vice-presidente da Microsoft e Chied Data Scientist, Juan Lavista Ferres.

O GRW disponibilizará seus dados e resultados no endereço GlobalRenewablesWatch.org, para integração em análises mais amplas.

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso