Este ano, a premiação elaborada pelo MapBiomas, rede colaborativa formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, que revela as transformações do território brasileiro por meio da ciência, tornando acessível o conhecimento sobre o uso da terra, foi marcada pela estreia da categoria Aplicações em Negócios. Junto da Klabin, a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do país, a Agrotools, maior plataforma digital para o agronegócio corporativo no mundo, venceu o prêmio na categoria inédita ao criar aplicações em negócios, com ênfase no mercado florestal, de maneira integrada com a plataforma Terramatrix, que otimiza o processo de prospecção de terras com um olhar completo de compliance socioambiental e práticas ESG.

A parceria entre as companhias começou em dezembro de 2021, quando a Klabin decidiu aprimorar a maneira de realizar a avaliação de territórios para prospecção. Em meio a diversas etapas dessa função, uma delas exige a garantia de que toda a madeira a ser utilizada em produtos de origem florestal tenha a certificação internacional FSC (Forest Stewardship Council). Presente em mais de 122 países, o selo identifica que a matéria-prima é proveniente de uma área manejada de forma ecologicamente correta, com condições justas de trabalho e de modo economicamente viável. Além disso, também serve como comprovação de que o setor explorado não sofreu desmatamento nos últimos anos.

De acordo com Renato Kreczkiuski, supervisor de Planejamento Florestal da Klabin, antes da ação com a Agrotools, esse processo era rigoroso, mas demandava muito tempo por ser manual. “Cada analista tinha um olhar, e isso sempre gerava algum questionamento”, revela. “Precisávamos de uma ferramenta automatizada e imparcial, para que o resultado encontrado fosse o mesmo em qualquer lugar do Brasil. A Agrotools conseguiu nos proporcionar esse recurso, que trazia as condições técnicas ideais de atendimento”, complementa.

A plataforma socioambiental, no entanto, precisava de adaptações justamente para contemplar e ter aderência aos critérios utilizados pelo processo de certificação FSC. Segundo Rafael Gomes, diretor de Operações da bigtech do agro, o MapBiomas entrou para ajudar a operação nesta fase. “Conseguimos adentrar em detalhes da floresta, pelo fato de conter a história do território em uma janela temporal muito rica em conhecimento, que serve como forte insumo a insights precisos”, explica.

“Depois de alguns testes, já conseguimos ter acesso a dados mais abrangentes, referentes à transição da classificação de uso do solo, ou seja, o comportamento ano a ano, desde a década de 1990, para dar uma resposta aderente ao processo de certificação. A análise também consome alertas de desmatamento, de 2018 até os dias de hoje. Portanto, a partir desses critérios, conseguimos criar mais um que fosse específico para a Klabin, em que a empresa não compra a área se ela significar um risco socioambiental”, afirma.

Com a ferramenta, hoje o processo todo leva em torno de 15 minutos para acontecer, o que antes ocorria em duas horas. “O maior ganho foi a integração de todos os mapas. Com relação aos protocolos florestais, por exemplo, há a análise da fazenda e do perímetro regional, que avalia em um raio de 10km aspectos como a presença de comunidades indígenas, unidades de conservação e quilombolas”, destaca Gomes. “São mais de 12 critérios que olhamos e organizamos, que estão disponibilizados em uma nuvem segura, garantindo as informações técnicas que precisamos de forma prática, assertiva e sem subjetividade”, finaliza Kreczkiuski.

A plataforma foi implementada em quatro estados, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, que são as áreas de principal atuação da Klabin, e deverá ser disponibilizada em outros locais de acordo com a movimentação operacional.

Com informações e imagens da Agrotools

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso