A Wisk, empresa de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês), apresentou o primeiro eVTOL autônomo com capacidade para quatro passageiros. O veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, batizado inicialmente de Generation 6, é a primeira aeronave autônoma candidata para a Certificação de Tipo da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

O Generation 6 combina tecnologia e software autônomos líderes do setor, supervisão humana de cada voo e um design simplificado geral. Com esta aeronave, a Wisk espera redefinir conceitos de voo e inaugurar uma era mais segura, escalável e mais acessível na aviação.

A aeronave tem capacidade para quatro passageiros, alcance de 140 quilômetros, velocidade de cruzeiro de 220 km/h e pode voar a 4 mil pés de altitude, cerca de 1.219 metros. O Generation 6 conta com 12 hélices, com unidades de propulsão à frente da asa e unidades de elevação fixas atrás da asa, otimizadas para alcance, melhor controle e desempenho da aeronave e gerenciamento eficiente de energia.

O veículo tem design de asa elevada, lanças estendidas e maior tamanho e número de pás da hélice para melhorar a segurança, a estabilidade e a experiência do passageiro, reduzindo o ruído na cabine e a pegada geral de ruído da aeronave.

Além disso, a cabine de passageiros possui amplo espaço para armazenamento de bagagem e bagagem de mão, tornando-o um dos veículos de táxis aéreos mais versáteis do mercado.

“Nossa aeronave Generation 6 é o culminar de anos de trabalho duro de nossa equipe líder do setor, aprendizados de nossas gerações anteriores de aeronaves, compromisso de nossos investidores e evolução e avanço da tecnologia.”

Gary Gysin, CEO da Wisk.

A Wisk é apoiada financeiramente pela Boeing e Kitty Hawk Corporation. Além disso, por meio de sua parceria estratégica com a Boeing, a Wisk usufrui de mais de 100 anos de experiência da empresa no desenvolvimento de aeronaves, fabricação em escala e certificação. Além disso, os recursos de engenharia de autonomia e eVTOL da Boeing ajudam a avançar ainda mais no desenvolvimento da Wisk.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura