Para melhorar as condições da produção agrícola, inicialmente nos Estados da Bahia e Pernambuco, a Codevasf está investindo em dois grandes Projetos Públicos de Irrigação, o Senador Nilo Coelho e o Bebedouro. Os projetos visam executar o cadastro fundiário e a certificação dos imóveis junto ao INCRA, de forma a regularizar a ocupação e permitir aos agricultores a segurança jurídica e acesso às demais políticas públicas do governo.

Para uma empreitada desse porte, contar com dados precisos é fundamental. Por isso, a Codevasf contratou a Topocart, vencedora do processo licitatório, para executar um completo Censo Cadastral e Fundiário, que envolve o levantamento cadastral e o georreferenciamento de área com dimensão próxima a 2.000 quilômetros quadrados nessa primeira etapa.

Segundo a Gerente Administrativo Fundiária da Codevasf Brasília, Artele Carvalho Rocha, esse levantamento de dados beneficiará milhares de produtores.

“Esse levantamento executado, pela Topocart, permitirá uma visão de toda a malha fundiária do projeto, assim como conhecer quais são as necessidades reais dentro do projeto de irrigação”.

explica Arlete

Segundo Arlete, esse levantamento promoverá ainda a segurança jurídica para os produtores que precisam fazer as escrituras dos lotes que ainda não foram registrados, o que trará grandes benefícios a todos. O projeto permitirá ainda a melhor conservação dos canais, o que vai melhorar a eficiência dessas estruturas e reduzir a perda de água ocasionada pelas infiltrações.

O Diretor Técnico da Topocart, Givanildo Silva, explica que o projeto é um grande censo fundiário.

“O trabalho vai ser dividido em duas fases. A fase 1 corresponde ao aerolevantamento, em que um avião vai sobrevoar diversas regiões e tirar as fotos de altíssima resolução, enquanto as equipes de solo implantam os marcos de apoio topográfico básico. Ao final dessa fase teremos o mapa preciso de toda abrangência dos perímetros irrigados. Com esses dados, as equipes de campo executarão o cadastro e o georreferenciamento das áreas”.

explica Givanildo

Ele detalha que com o levantamento de todos esses dados, será possível conhecer cada propriedade e contar com todas as informações sobre a infraestrutura dos perímetros.

Ele explica ainda que, para garantir o sucesso do projeto, todas as equipes de campo e todos os veículos, sejam aéreos ou terrestres, estarão devidamente identificados visualmente a serviço da Codevasf.

“Assim poderemos coletar as mais precisas e completas informações, de forma segura e transparente, para subsidiar a Codevasf no desenvolvimento e progresso das áreas contempladas”.

conclui o Eng. Givanildo

Mais informações:
www.topocart.com.br

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso