A Volocopter completou o primeiro voo tripulado com um eVTOL na Itália em parceria com o Aeroporto di Roma, Atlantia e UrbanV. Esse voo de teste faz parte do desenvolvimento de um ecossistema de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) no Aeroporto Internacional Fiumicino Leonardo da Vinci, em Roma.

O voo realizado no último dia 6 de outubro é o primeiro passo para o início das operações comerciais com veículos elétricos de decolagem e pouso vertical em Roma, previstas para começarem em 2024, entre o aeroporto e o centro da cidade.

O eVTOL Volocopter 2X voou durante cinco minutos a uma altura de 40 metros e a 40 km/h. Durante o voo, a aeronave executou algumas manobras de demonstração para as autoridades presentes. O veículo testado tem capacidade para quatro passageiros.

O vertiporto em Fiumicino foi projetado de acordo com as especificações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) contidas no documento Prototype Technical Specifications for the Design of VFR Vertiports for Operation with Manned VTOL-Capable Aircraft Certified in the Enhanced Category. O espaço foi desenvolvido para permitir a realização de vários testes no ar e no solo e conta com um ponto para recarregamento das baterias das aeronaves.

Essa estrutura ocupa uma área de 5,5 mil metros quadrados e já foi construído para atender as operações futuras, incluindo área para pouso e decolagem, pátio, um hangar coberto, depósito, escritório e salas para receber passageiros.

“Viemos de um acordo de parceria assinado e início da série de eventos para um teste de voo em um aeroporto operacional em pouco menos de um ano. Com isso, estamos reunindo todos os principais stakeholders e reguladores para testemunhar esse serviço e tecnologia de mobilidade com seus próprios olhos.”

Christian Bauer, CCO da Volocopter.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura