O mercado global de robôs móveis autônomos (AMR, na sigla em inglês) deve chegar a US$ 12,4 bilhões em 2030, de acordo com o estudo Autonomous Mobile Robot Market, realizado pela empresa de pesquisas Allied Market Research.

O levantamento aponta que esse setor deve crescer a uma taxa anual de 17% entre 2021 e 2030, especialmente puxado pela alta demanda pela tecnologia móvel autônoma em segmentos industriais, como automotivo e de saúde, que já se beneficiam das vantagens competitivas dos robôs.

Segundo o estudo, a adoção do conceito de Indústria 4.0 na logística e no armazenamento de produtos e o crescimento do e-commerce em todo o mundo se colocam como as atividades que devem avançar mais nos próximos anos. A projeção é de que o uso de robôs móveis autônomos nas atividades nos centros de armazenamento cresça a uma taxa de 20% ao ano.

“Isso se deve à grande demanda por robôs móveis autônomos para lidar com várias tarefas relacionadas à coleta e colocação de objetos em fábricas e instalações de fabricação”, aponta o relatório.

Essa alta busca pela tecnologia dos AMR tem incentivado a abertura de diversas empresas, sejam de fabricantes dos robôs ou de sistemas embarcados, inclusive locais para atender demandas específicas. Mesmo assim, a tendência é que companhias já consolidadas continuem crescendo. Alguns exemplos são Boston Dynamics, Locus Robotics e Clearpath Robotics.

Atualmente a região Ásia-Pacífico responde por quase metade de todo o mercado de AMR do mundo. E essa grande participação deve continuar pelos próximos anos. De acordo com a Allied Market Research, isso se deve pela adoção precoce dessa tecnologia em países como Japão, China e Coreia do Sul. A América do Norte também seguirá com market share considerável.

Entretanto, a estimativa é que países da América Latina, África e Oriente Médio apresentem um maior crescimento ao passo em que os robôs móveis autônomos sejam implantados nas indústrias locais, notadamente em atividades de armazenamento e inspeção. A estimativa é de que essas regiões cresçam 19,8% ao ano até 2030.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado