A Berg Insight, fornecedora líder mundial de pesquisa de mercado de IoT, divulgou novas descobertas sobre o mercado de aeronaves elétricas e eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.

Existem hoje muitos projetos industriais de grande escala em desenvolvimento com o objetivo de desenvolver aeronaves e eVTOLs baseados em eletricidade. Ao mesmo tempo, a eletrificação da indústria da aviação representa um desafio, pois a indústria é fortemente regulamentada e tem um forte compromisso com operações seguras e sistemas redundantes.

“O mercado de aeronaves elétricas e eVTOLs provavelmente será, por muitos anos, mais sobre alto valor do que sobre volume. O grande número de incertezas daqui para frente abre muitos cenários possíveis no longo prazo.”

Henrik Littorin, autor do relatório.

Prevê-se que o alcance do voo seja limitado nas primeiras décadas, mas devido a operações rápidas, eficientes, sustentáveis ​​e silenciosas, eles poderão criar uma nova conectividade dentro de grandes áreas urbanas, entre cidades, de regiões rurais para cidades e entre áreas rurais.

Existem centenas de conceitos de eVTOL sendo desenvolvidos em todo o mundo, tanto para uso comercial quanto privado. Muitos deles são veículos de grande porte com envergadura de até 15 metros, algo que precisa ser considerado no desenvolvimento de infraestrutura terrestre, além de trabalhar com planejamento urbano, processamento de passageiros e questões de segurança. Exemplos de fornecedores de eVTOL incluem Archer, Beta Technologies, Ehang, Eve Air Mobility, Joby Aviation, Lilium, Volocopter, Vertical Aerospace e Wisk.

Há também uma série de empresas que trabalham em aeronaves elétricas e baterias, um mercado onde tanto as empresas de aviação estabelecidas quanto as start-ups estão ativas. Estas empresas com formações completamente diferentes, abordam o desafio de diferentes formas, o que resultará em várias soluções possíveis e caminhos de design. Exemplos de desenvolvedores de aeronaves elétricas incluem Heart Aerospace, Pipistrel, Eviation e Bye Aerospace.

Antes de 2030, os primeiros eVTOLs tripulados provavelmente estarão em operação comercial. Entre 2031 e 2035, o ecossistema e a aceitação se desenvolverão ainda mais e cerca de 20 mil veículos serão colocados em operação em todo o mundo durante o período. De 2036 até 2050, projetam-se quase 60 mil entregas em um cenário médio.

“Em nosso cenário mais positivo, chegamos à conclusão de que as entregas podem chegar a 150 mil veículos entre 2025 e 2050. Este cenário é baseado em um ambiente regulatório favorável onde o gerenciamento do espaço aéreo de longo prazo foi resolvido, bem como a aprovação de voos autônomos.”

Henrik Litorin.

Há também um mercado para eVTOLs privados. Ao assumir condições favoráveis, as remessas atingirão até 300 mil veículos entre 2025 e 2050. A maioria deles será de dois lugares pequenos. Todos esses veículos precisarão de aviônicos avançados, conectividade e tecnologia de prevenção e detecção, mas ao mesmo tempo precisam ser soluções econômicas. Uma combinação complicada, pois as exigências regulatórias serão muito rígidas.

Levará alguns anos até que a primeira aeronave comercial certificada esteja pronta para produção. A previsão é baseada em um tamanho de aeronave de 6 a 19 assentos para aeronaves movidas a bateria e 19 a 90 assentos para aeronaves movidas a hidrogênio (célula de combustível). Isso exclui os menores tipos de aeronaves que provavelmente serão usadas por, por exemplo, escolas de voo.

Devido ao complexo caminho de certificação e à dependência de novas infraestruturas terrestres e de carregamento, apenas algumas centenas de aeronaves estão previstas para serem entregues antes de 2030. No período de cinco anos entre 2031 e 2035, cerca de mil aeronaves estão previstas para serem entregues no cenário intermediário.

Parte do mercado endereçável para aeronaves elétricas baseia-se na substituição da frota atual de aeronaves pequenas. Levará tempo para desenvolver a capacidade de produção e resolver os desafios da infraestrutura terrestre, mas com sistemas de propulsão mais eficientes, o caso de uso e a economia parecem favoráveis ​​a longo prazo. A Berg Insight estima entregas de 18 mil a 25 mil aeronaves elétricas entre 2036 e 2050.

Aeronaves elétricas e eVTOLs (para uso comercial e privado) precisarão ser equipadas com tecnologias avançadas de conectividade. A conectividade celular é uma das tecnologias de destaque disponíveis para apoiar os casos de uso em áreas urbanas. O próximo padrão LDACS (L-band Digital Aeronautical Communications System) é um link de dados terrestre seguro, escalável e eficiente em espectro para aviação civil e um sistema de banda larga celular com suporte para o padrão IPv6. Os sistemas de satélite também podem complementar as arquiteturas terrestres, particularmente as constelações de satélites LEO (Low Earth Orbit).

“O número de veículos conectados decolará a partir de 2030 e depois aumentará de forma constante. Estimamos quase 75 mil veículos conectados para uso de passageiros já em 2035 e entre 350 mil e 450 mil em 2050. Muitos deles são eVTOLs menores e de propriedade privada.”

Henrik Litorin.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura