Entre os dias 7 a 10 de novembro de 2022, realiza-se o 5º Workshop Latino-americano de CubeSats e o 3º Simpósio Latino-americano de Pequenos Satélites da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), em Brasília-DF.

O evento conjunto ocorre no auditório da Poupex e é organizado pela Academia Internacional de Astronáutica (IAA), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições estão abertas na página eletrônica http://iaa-la.org/.

Trata-se de um encontro que reúne acadêmicos, cientistas, engenheiros, estudantes e demais profissionais atuantes do setor espacial para discutir as tecnologias de CubeSats e pequenos satélites que vêm impulsionado a indústria espacial em todo o mundo. Os participantes poderão partilhar ideias e criar conexões, além de mostrar o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial na América Latina.

Entre os palestrantes, estão os brasileiros Dr. Cristiano Augusto Trein, diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB); o Professor Doutor Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa, chefe do Departamento de Sistemas Espaciais do ITA e responsável pela Missão SPORT e o Dr. Adenilson Roberto da Silva, coordenador-geral do projeto Amazonia 1.

A Academia Internacional de Astronáutica (IAA)

Foi fundada em Estocolmo em 1960 por Dr. Theodore von Kármán. É uma organização não governamental independente reconhecida pelas Nações Unidas em 1996. Atualmente, há membros da Academia distribuídos em 83 países.

A adesão à IAA é uma oportunidade para indivíduos que se destacaram em um dos campos da astronáutica ou em um dos ramos da ciência de fundamental importância para a exploração do espaço.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Com informações e imagens da AEB

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

SpaceBR Show 2023 tem como tema Exploração Espacial e Novos Negócios