As planícies costeiras encontradas na Província de Almeria, no sul da Espanha, abrigam estufas que abrangem 31.000 hectares. Essas instalações produzem 3,5 milhões de toneladas de frutas e legumes por ano e representam um dos maiores fornecedores de frutas e legumes da Europa. Os agricultores desta região árida recebem apenas 213 mm de chuva anual e administram a escassez de água usando tecnologia de irrigação por gotejamento. Isso empurrou a produção agrícola para estufas, onde os agricultores adotam aplicações inteligentes de IoT que aumentam o rendimento da produção e otimizam o crescimento das culturas.

A Advantech começou a ajudar os agricultores espanhóis em 2018, combinando IA com soluções de IoT para suas estufas. De fato, as soluções da Advantech ajudaram os agricultores espanhóis a aproveitar ao máximo as tecnologias inteligentes, ao mesmo tempo em que cumprem suas metas de responsabilidade social relacionadas à sustentabilidade agrícola e às leis trabalhistas.

Gestão Inteligente da Indústria de Agricultura em Estufa

Este projeto foi realizado em resposta às demandas por aplicações inteligentes de IoT de corporações agrícolas de grande escala no setor de agricultura de estufa de Almeria. Um integrador de sistemas local especializado em tecnologias de estufas lançou um sistema inteligente de previsão de crescimento em 2018. O sistema integra a tecnologia IoT sem fio da Advantech, permitindo que os agricultores coletem instantaneamente dados ambientais e de crescimento de culturas de estufas em tempo real.

Os dados das estufas são enviados para um sistema centralizado na sede corporativa da empresa para análise. O sistema ajuda a estimar os tempos e volumes de produção para estufas e culturas individuais.

Isso permite que os gerentes planejem antecipadamente os cronogramas de produção para plantas de processamento e logística a jusante. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir o desperdício e melhorar a eficiência do trabalhador agrícola.

Yuan Lee, Gerente de Vendas de Produtos da Advantech Europa, declarou: “Este sistema inteligente permite um planejamento mais preciso e tempos de resposta mais imediatos em cada ponto da cadeia de suprimentos da indústria”. Ele estima com precisão o volume de produção, permitindo que os operadores de estufas entreguem os produtos logo após a colheita e preparem rapidamente os serviços de logística. Isso também ajuda a coordenar as linhas de produção e os recursos humanos na planta de processamento, o que evita o desperdício e o apodrecimento das colheitas.

O sistema também coleta informações relacionadas à cadeia de suprimentos de longo prazo para que os agricultores possam usar essas informações para prever a demanda futura do mercado e formular planos de produção apropriados. Isso evita a superprodução e os correspondentes colapsos de preços, vendas incendiárias e abandono de safras.

O sistema também pode prever com precisão os requisitos da força de trabalho e ajudar os gerentes de estufa a otimizar a alocação de recursos humanos, reduzindo os problemas. Por exemplo, o sistema permite um planejamento preciso das necessidades de recursos humanos, possibilitando que os gerentes adaptem sua força de trabalho às estações do ano e evitem excesso ou escassez. Isso também assegura os trabalhadores, garantindo o trabalho após serem contratados para um trabalho.

A capacidade de calcular a alocação de água na irrigação ajuda a conservar a água, assim como usar apenas a quantidade certa de fertilizante necessária, economizando recursos e reduzindo custos. Da mesma forma, a colheita nos momentos ideais aumenta a qualidade do produto. Congruentemente, prever com precisão os requisitos de logística reduz o desperdício e as emissões de carbono. Esses benefícios permitem que os consumidores desfrutem de frutas e vegetais de alta qualidade a um preço acessível.

A Advantech considera que a agricultura em Almeria é apenas o primeiro passo para estender as soluções de IoT a mais países. Ao usar extensivamente aplicativos de agricultura inteligente, a produção de alimentos, bem como as metas de sustentabilidade ambiental e social podem ser alcançadas, o que é uma vantagem para todos.

Conheça os produtos utilizados nesse case:

WISE-6610

Industrial LoRaWAN IoT Gateway

Saiba mais

WISE-4610

Advance Industrial LoRaWAN I/O Node

Saiba mais

WISE-2410

Industrial LoRaWAN Smart Vibration Sensor

Saiba mais

Para obter mais informações sobre outros produtos e serviços da Advantech, entre em contato com a equipe de suporte de vendas no e-mail vendas@advantech.com.br ou ligue (11) 4750-2939 ou visite nosso site: www.advantech.com.br.

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso