A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), representada pelo seu presidente, Julio Shidara, participou, no dia 23 de outubro, do lançamento da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) a bordo de um foguete VSB-30, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, na Operação Santa Branca.

A atividade teve a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), da empresa Orbital Engenharia S.A. e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo informações da empresa Orbital Engenharia S.A, que desenvolveu a Plataforma em parceria com o IAE, o equipamento apresentou desempenho em conformidade com suas especificações de projeto.

“O êxito da Operação Santa Branca credencia a PSM a acessar o mercado, já que a validação em voo é condição indispensável para que um produto espacial tenha possibilidade de ser comercializado no mercado global.”

Julio Shidara, presidente da AIAB.

Além desse relevante aspecto, o sucesso da Operação é simbólico, na medida em que, à semelhança do que ocorreu com a indústria aeronáutica no passado, atesta que a indústria espacial brasileira também está apta a atuar com protagonismo no desenvolvimento de soluções espaciais de interesse do país, em estreita cooperação com ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) e Academia.

“A indústria espacial brasileira atingiu um estágio de maturidade tal que já é capaz de contribuir efetivamente em desenvolvimentos de projetos espaciais de interesse do Brasil, maximizando os resultados segundo o conceito da tríplice hélice de inovação”, destacou o presidente da AIAB.

Em sua configuração original, o lançador VSB-30 possuía o terceiro estágio (carga útil) fornecido pela Alemanha. Já na configuração que voou domingo (23/10), o terceiro estágio (PSM), foi projetado e fabricado no Brasil pela empresa Orbital, associada da AIAB, e transportou experimentos do INPE e do IAE.

Além de seu terceiro estágio, não propulsado, que corresponde à sua carga útil, o VSB-30 possui 2 outros estágios propulsados, atualmente fornecidos pelo IAE. O veículo não possui controle de navegação, sendo estabilizado aerodinamicamente após seu lançamento a partir de uma rampa com trilhos.

Além do presidente da AIAB, também compuseram a comitiva que acompanhou o lançamento em Alcântara, dentre outros representantes, o Sr. Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Sr. José Gustavo Gontijo, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI; Sr. Maximiliano Martinhão, Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCOM); General Waldemar Barroso Magno Neto, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); Sr. William Rospendowski, Superintendente da Área de Inovação 4 da FINEP e o Sr. Carlos Augusto Teixeira de Moura, Presidente da AEB.

“Nosso próximo desafio é produzir o VSB-30 na indústria, para que tenhamos uma solução comercial nacional completa disponível para instituições que realizam experimentos em ambiente de microgravidade.”

Julio Shidara, presidente da AIAB.

Com informações da AIAB.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios