Os eVTOLs, veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, devem oferecer no futuro aplicações que vão muito além do transporte de passageiros. Apesar de ser o principal nicho a ser explorado nos próximos anos por operadores, não é o único. Entre as diversas possibilidades que essas aeronaves podem proporcionar estão os Serviços de Emergências Médicas (EMS, na sigla em inglês).

Não por acaso há importantes players, tanto do segmento de fabricação de eVTOLs como de prestadores de serviços médicos, que estão atentos e trabalhando em conjunto para oferecer soluções eficientes e seguras em missões de emergência.

Nesse sentido, a Vertical Aerospace e a Babcock International fecharam uma parceria para explorar a capacidade de EMS do eVTOL VX4 que a Vertical está desenvolvendo. Inicialmente projetado para táxi-aéreo, a aeronave poderá ser adaptada para aplicações de EMS.

Para auxiliar no desenvolvimento da solução, a Babcock vai usar experiência de mais de 30 anos no setor de EMS, especialmente com a operação de serviços médicos a bordo de helicópteros. Hoje, a empresa é a maior operadora de helicópteros de emergências médicas do Reino Unido.

Com o uso de helicóptero ou eVTOL, a empresa pode não apenas salvar vidas, mas também minimizar significativamente os efeitos a longo prazo das lesões de pacientes. Isso incluirá a revisão de como usar o VX4 em serviços vitais, como atendimento de acidentes e fornecimento de transporte de emergência entre hospitais.

A parceria também verá as duas empresas trabalhando no desenvolvimento de recursos modulares de MRO (Manutenção, Reparos e Operações) para permitir a manutenção econômica da aeronave em ambientes remotos e desafiadores. Aproveitando a experiência da Babcock na indústria de defesa, a parceria também explorará como o conceito eVTOL pode ser expandido no futuro para apoiar as forças armadas com entregas de médio alcance e serviços de evacuação de vítimas.

“As mudanças climáticas são o maior desafio do nosso tempo. Como em todas as outras áreas, os serviços de emergência e os setores de logística devem responder e se adaptar. Estou muito satisfeito que a Vertical Aerospace possa apoiar a Babcock, um fornecedor confiável de serviços de resposta a emergências, em seus esforços para descarbonizar suas operações.”

Stephen Fitzpatrick, fundador e CEO da Vertical Aerospace.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura