A Trimble e a Exyn Technologies, empresa especializada em autonomia robótica multiplataforma para ambientes complexos sem GPS, anunciaram uma colaboração estratégica para explorar o uso da tecnologia de levantamento autônomo na construção civil. A solução integrará o robô Spot da Boston Dynamics, o ExynPak alimentado pelo ExynAI e a estação total Trimble X7.

O sistema permitirá missões totalmente autônomas em ambientes de construção complexos e dinâmicos, o que pode resultar em captura de realidade consistente e precisa para fluxos de trabalho de produção e controle de qualidade.

Os robôs autônomos da Exyn podem detectar e evitar obstáculos, adaptando-se dinamicamente à complexidade em constante mudança dos ambientes de construção.

Para garantir a máxima segurança e eficiência, o ExynPak é montado e integrado a um robô que não precisa “aprender” sobre seu ambiente com antecedência. Um profissional define um volume 3D para uma missão e a solução robótica lida com as complexidades da auto-navegação sem precisar de um mapa, GPS ou infraestrutura sem fio.

A integração do Trimble X7 fornece laser scanner 3D de alta velocidade e alta precisão para captura do ambiente. Os dados podem ser carregados na plataforma Trimble Connect e compartilhados com as partes interessadas do projeto para análise posterior, incluindo uma comparação com Modelos de Informação de Construção (BIM) e varreduras anteriores para monitorar a qualidade e o progresso.

“A integração da tecnologia de levantamento autônomo em um fluxo de trabalho de construção tem um potencial inovador. Ele pode melhorar a eficiência operacional e a transparência em todo o ciclo de vida da construção, ao mesmo tempo em que transforma a segurança do trabalhador para coleta de dados potencialmente perigosos.”

Aviad Almagor, vice-presidente de Inovação Tecnológica da Trimble.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado