A formação inicial é apenas o primeiro passo para qualquer profissional. Para o profissional de Georreferenciamento essa é uma verdade constante. Por que dizemos isso?

Há dois fatores cruciais nesta necessidade de atualização:

  • as constantes inovações tecnológicas das ferramentas de geo;
  • alterações na legislação e nas normativas de órgãos públicos. 

Entretanto, informações com essa profundidade e qualidade, não caem do céu, é preciso estar ligado nos canais certos para se manter atualizado.

É sobre isso que falaremos aqui, vamos indicar as melhores formas de se manter atualizado trabalhando com Gestão Territorial.

Vantagens de se manter atualizado no Georreferenciamento

Estar atualizado na profissão não é nada simples, é preciso tempo e empenho. Um luxo, para alguém que está sempre em campo ou em processamento.

Porém, há grandes vantagens em se manter atualizado, vamos ver algumas:

Produtividade

A atualização aumenta a produtividade. O profissional pode conhecer ferramentas que auxiliam no desempenho e economizam tempo. Além disso, conhecer bem as leis e normas evitam dúvidas e re-trabalho.

Destaque entre os concorrentes

As empresas costumam dar mais valor a profissionais que se atualizam com frequência. Mas mesmo os que trabalham em sua própria empresa podem se destacar ao se mostrar como autoridades em assuntos que são tendência no meio profissional.

Preparo para resolver problemas

Resolver problemas é parte da rotina de quem trabalha com geo. Problemas climáticos, com equipamentos, com documentações antigas, e por aí vai. Uma informação atual, que ajude a evitar e até mesmo, resolver rapidamente estes problemas, são muito valiosas.

Conhecimento e especialização

Ter conhecimentos sobre o que ficará obsoleto e o que será tendência nos próximos anos, ajuda o profissional a se especializar e concentrar sua energia em algo que será rentável não somente agora, mas também no futuro.

Talvez você diga: “Eu sei que é importante se manter atualizado, mas como fazer isso sem perder tempo?”

O segredo é a fonte de informações, ela precisa ser certeira e direta. Vamos indicar algumas para vocês.

As melhores fontes de atualização para profissionais de Geo

Não precisamos dizer que a fonte mais confiável de informações são os próprios órgãos públicos. Nova legislação e normas são publicadas em primeira mão nos sites organizacionais. 

No entanto, não dá para entender uma lei ou instrução normativa em 5 minutos de leitura. É provável que precise de estudo e um tempo valioso para os profissionais.

Por isso, o ideal é estar em contato com outras fontes igualmente confiáveis e que possam passar as informações de forma mais prática para os profissionais.

Veja nossa sugestão:

NEWSLETTERS

Se inscrever em newsletter para receber as últimas informações em seu e-mail é uma forma rápida de ser avisado quando as novidades mais ‘quentes’ aparecem no mercado.

Uma news que certamente vai ajudar você a ficar atualizado é a da TGR Treinamentos. Você pode se cadastrar aqui para receber em primeira mão as novidades no mercado de gestão territorial e geotecnologias. 

FEIRAS E EVENTOS

São ótimos locais para criar conexões e reativar antigos contatos. Além disso, sempre são oferecidas palestras que ajudam profissionais a atualizarem.

Por exemplo, neste ano a professora Margaret da TGR Treinamentos teve a oportunidade de fazer uma palestra incrível sobre Gestão Territorial no evento do DroneShow 2022. Que tal se programar para assistir as próximas palestras?

CURSOS EXTRACURRICULARES

Cursos extracurriculares são uma ótima oportunidade de tirar dúvidas sobre problemas cotidianos e de aprender a usar novas ferramentas de trabalho. Cada profissional pode optar por escolher formas de cursos que mais se encaixam a sua rotina. Como os seguintes:

> Cursos presenciais

Geralmente são várias horas de aulas concentradas em um ou dois dias. As vantagens é que o profissional pode rapidamente se atualizar e ainda aproveitar o networking com colegas e especialistas na área.

A TGR Treinamentos sempre disponibiliza datas em todo o Brasil para cursos na área de Gestão Territorial. Quando as turmas são abertas, as datas são divulgadas no Instagram da TGR Treinamentos

> Cursos online 

A maior vantagem é poder se atualizar no dia e hora mais conveniente para o profissional. Também é possível baixar materiais para estudo posterior.

A TGR Treinamentos disponibiliza os cursos mais atualizados e práticos para a área de Gestão Territorial. Você pode procurar o curso que precisa acessando a plataforma TGR.

Cursos Corporativos

São cursos patrocinados por empresas para reciclar os colaboradores. Além de ser uma ferramenta excepcional de atualização, eles são ótimos para melhorar o desempenho da equipe, já que é possível ter uma visão mais ampla das funções que estão além do cargo.

A TGR Treinamentos disponibiliza cursos in-company sob medida para as necessidades de sua empresa. Saiba mais sobre os cursos corporativos da TGR clicando aqui.

CLUBES DE ASSINATURAS

Os clubes de assinatura estão se popularizando no Brasil. São conteúdos bem específicos e periódicos que ajudam os profissionais a se atualizarem rapidamente.

Sem dúvida a melhor opção para quem não tem tempo de ler e fazer cursos mais longos. Isso devido ao formato periódico e de informações rápidas.

Os clubes de assinaturas podem ensinar temas específicos que você pode acessar quando forem disponibilizados ou quando estiverem se deparando com alguma dúvida a respeito daquele assunto.

O investimento é baixo, o aprendizado é rápido e os benefícios são muitos.

Mas será que existe um clube de assinaturas para profissionais de Gestão Territorial? Sim!

A TGR Treinamentos lançou esse novo formato para atender profissionais na área de Geo que desejam estar sempre atualizados com a profissão.

Neste clube há conteúdos exclusivos sobre Estudos de Casos de Georreferenciamento e de Normas, também tem erros no SIGEF, atualizações nos cadastros rurais.

Conheça o clube de assinaturas da TGR Treinamentos clicando aqui.

NETWORKING

“Sabe da última?”

É bom quando o colega de profissão te conta as novidades de mercado, não é? O networking é a forma mais prazerosa de se manter atualizado, sem dúvida.

Nos grupos de Geo no Facebook, WhatsApp e Telegram você encontra grandes aliados que podem auxiliar em caso de dúvidas. Nesse tipo de grupo é possível participar de discussões atuais sobre os temas complexos e conseguir resenhas sobre softwares e equipamentos Além de ampliar sua rede de contatos, você também troca informações, experiências, opiniões e novidades. 

> Como entrar em grupos de Geo?

A TGR Treinamentos organiza um grupo temático no Facebook. Agora estará disponibilizando também um grupo específico para o Telegram, para quem é assinante do Clube.

Agora que você já pegou nossas sugestões para se manter atualizado, não perca tempo. Venha conhecer o Clube de Assinaturas da TGR e se manter atualizado com novos conteúdos toda a quinzena.

Para conhecer melhor o Clube de Assinaturas TGR, acesse aqui.

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso