O uso de drones em mapeamentos topográficos tem se alastrado nos últimos anos no Brasil e no mundo. E não é por acaso. Esse tipo de tecnologia aumenta em até 80% a produtividade em campo, afinal um levantamento com uso de estação total que leva em torno em 10 horas, com o drone esse tempo cai para cerca de 2 horas.

O mapeamento com drone é muito interessante pela economia de custo. O tempo para mapeamento em campo é reduzido, e tanto a coleta de dados como o processamento são bem mais rápidos em relação à topografia convencional.

Nesse sentido, o LiDAR embarcado em drones é hoje a melhor tecnologia para obtenção de dados altimétricos em terreno, pois além de elevada produtividade, garante uma precisão de dados incomparável.

Tecnologia LIDAR

O sistema LiDAR já era utilizado em aviões, mas com o avanço da tecnologia e a diminuição dos componentes eletrônicos, tornou-se possível criar um sistema LiDAR de tamanho reduzido, podendo ser embarcado em um drone multirrotor ou um VANT de asa fixa. Ademais, os custos desse sistema diminuíram bastante ao longo dos anos, tornando-os mais acessíveis.

A GeoAzimute, que está no mercado há mais de 30 anos, incorporou o sistema LiDAR em suas operações de mapeamento com drones, ampliando o escopo de atividades e entregando melhores serviços para os clientes. Para isso, a empresa conta com o que há de melhor no mercado: o drone DJI Matrice 300 RTK e o sensor Zenmuse L1.

Precisão de dados incomparável

O laser utilizado pela GeoAzimute tem precisão altimétrica de 5 cm e precisão planimétrica de 10 cm, e emite 240.000 pontos por segundo, sendo capaz de perfurar a vegetação densa até atingir o solo. Essa solução realiza a captura de todos os detalhes com a detecção precisa de todas as estruturas presentes no terreno.

Aplicações

Com essa tecnologia, é possível levantar áreas de montanha, fundos de vale, áreas de difícil acesso, que através da penetração dos pontos laser, permite diferenciar a vegetação densa do solo natural. Além disso, fornece uma gama enorme de levantamentos, incluindo estruturas, como pontes, edificações, linhas de transmissão, monumentos, entre outras. Dessa forma, o resultado é um grande leque de informações chaves para a realização de projetos.

Por meio da tecnologia LiDAR é possível penetrar a folhagem, capturando dados de profundidade que são inatingíveis com mapeamentos tradicionais. Essa é mais uma das vantagens da tecnologia LiDAR que a GeoAzimute possui. Nas imagens, é possível verificar que nas regiões com vegetação densa existe uma intensa penetração de pontos, nas cores verde e vermelho

Entre muitas de suas muitas vantagens, o mapeamento com drone também se destaca a possibilidade de realizar o serviço em período noturno e sob determinadas condições climáticas adversas.

No resumo, os grandes diferenciais do LiDAR embarcado em drone são a precisão, a produtividade e a qualidade dos materiais gerados.

Produtos gerados

A partir do processamento dos dados capturados são elaborados modelos em 3D de alta precisão. Estes contêm informações completas e fundamentais para o seu projeto, com dados de elevação e linhas de contorno.

Alguns modelos que podem ser elaborados são: ortomosaico com curva de nível, modelo digital do terreno (MDT) e modelo digital de superfície (MDS).

Na etapa de processamento, a GeoAzimute utiliza soluções para reduzir as discrepâncias entre as faixas de voo devido a erros de altitude e posição da IMU por meio de algoritmo que consiste na aplicação da estatística bayesiana em busca de objetos perdidos, minimizando erros relativos e absolutos, fornecendo, assim, maior precisão nos dados.  Trata-se de um software que roda a parte, independente dos softwares de classificação.

Modelo digital do terreno (MDT) com curvas de nível – loteamento
Ortomosaico com curvas de nível – loteamento

Forneça qualidade e agilidade para seu projeto com a GeoAzimute!

GeoAzimute
(41) 99797-1464 / (41) 99693-7722
Email: contato@geoazimute.com.br

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso