Após alguns adiamentos nas últimas semanas, a NASA lançou nesta quarta-feira (16) o SLS (Space Launch System) e a cápsula Orion como parte da Missão Artemis 1, programa da agência espacial norte-americana que pretende levar o Homem novamente à Lua nos próximos anos.

O veículo foi lançado às 3h47 (horário de Brasília) a partir da plataforma LC-39B no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Após 12 minutos, a cápsula Orion se desprendeu do foguete e iniciou a órbita na Terra. O motor da cápsula ainda fará duas queimas para que ela siga na trajetória em direção à Lua.

Nessa primeira missão, a Orion está “tripulada” com três manequins com o objetivo de analisar os efeitos sobre o corpo humano durante uma viagem de longa duração à Lua. A cápsula deve demorar quatro dias para iniciar a órbita lunar e após seis dias deverá iniciar o retorno à Terra. No total, a Orion vai percorrer aproximadamente 2 milhões de quilômetros até reentrar na atmosfera terrestre daqui a cerca de 25 dias.

Essa primeira missão inicia uma série de testes para que a cápsula Orion leve até quatro astronautas à Lua em 2026. A Artemis representa o retorno ao satélite da Terra após mais de 50 anos da última viagem tripulada, em 1972, ainda como parte da Missão Apollo.

Além da NASA, diversos outros países e agências espaciais fazem parte do Programa Artemis. Em 15 de junho de 2021, o Brasil tornou-se o 12º país a assinar o Acordo Artemis e o primeiro na América do Sul. O Artemis faz parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), para o período 2022-2031.

A iniciativa vai ajudar a concretizar objetivos pré-estabelecidos pelo PNAE, como a promoção de desenvolvimento técnico e científico no setor espacial e a consolidação, em todos os setores da sociedade brasileira, da exploração do setor espacial para o Brasil.

Até o momento, 21 nações assinaram os Acordos Artemis: Arábia Saudita, Austrália, Bahrein, Brasil, Canadá, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Nova Zelândia, Polônia, República da Coreia, Reino Unido, Romênia, Singapura e Ucrânia.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios