Os computadores veiculares da Advantech facilitam uma solução abrangente de gerenciamento de frota e entretenimento
Um renomado integrador de sistemas (SI) europeu especializado em conectividade de frota, soluções de infoentretenimento e sistemas de informação de passageiros (PIS) escolheu a Advantech como seu parceiro estratégico. Por meio dessa cooperação, as duas empresas puderam ajudar um operador de ônibus a melhorar a eficiência da frota e aumentar a satisfação dos passageiros.

Nos últimos anos, o setor de serviços de ônibus de passageiros da Europa passou por grandes mudanças. Em 2017, a Comissão Europeia propôs uma desregulamentação do mercado de ônibus de passageiros em um esforço para reduzir as emissões de transporte e o congestionamento rodoviário, incentivando o desenvolvimento do transporte intermunicipal em toda a Europa. A desregulamentação foi bem-sucedida em inflamar a concorrência e resultou em algumas melhorias de serviço.

No entanto, para melhorar as experiências dos passageiros, muitos operadores de ônibus transformaram digitalmente suas operações e serviços para permitir que os passageiros aproveitem o conforto aprimorado e os serviços aprimorados ao viajar. Essas melhorias incluem assentos maiores, tomadas elétricas para carregar dispositivos móveis, acesso gratuito à Internet e sistemas de infoentretenimento para passageiros.

Produtos confiáveis, logística global e serviços pós-venda são essenciais para projetos pan-europeus

A reputação de longa data da Advantech por produtos confiáveis e de alta qualidade, bem como sua rede global de logística e serviços pós-venda, foram os principais fatores vencedores deste projeto. Nos últimos anos, o SI concluiu muitos projetos de transporte bem-sucedidos que incorporaram os computadores de bordo da Advantech.

Para um projeto de serviço de ônibus transfronteiriço recente, o SI exigia uma solução que fosse certificada internacionalmente, robusta e capaz de resistir à operação em ambientes hostis. Eles também precisavam de software de back-end que suportasse o monitoramento remoto de dispositivos para gerenciar sistemas em veículos e aliviar a carga de serviços pós-venda. Enquanto isso, a operadora de ônibus exigia recursos de gerenciamento de frota em tempo real, PIS e sistema de infoentretenimento combinados com conectividade 4G LTE estável em vários países e Wi-Fi no veículo.

Solução de gerenciamento de frota e infoentretenimento para diversos cenários de uso

Depois de considerar todos os recursos e funções necessários, o SI selecionou as Soluções de Transporte In-vehicle (TS) TS-206 da Advantech. Alimentado por um processador Intel® Core™ i5/i7 de 6ª geração, o TS-206 tem poder computacional suficiente para suportar um sistema de infoentretenimento, PIS e algoritmos de IA para reconhecimento do comportamento do motorista, além de coletar dados do veículo e gravar fluxos de vídeo em tempo real de várias câmeras.

Além disso, o TS-206 recebeu a certificação e-Mark e ISO-7637-2 para sistemas eletrônicos de veículos pós-venda que podem suportar vibração e choque (IEC 60721-3-5 5M3). A inclusão de vários slots mini PCIe permite que o SI forneça pacotes de dados SIM pan-europeus econômicos e conectividade Wi-Fi confiável. Em termos de segurança e proteção, o TS-206 possui quatro portas PoE para conectar câmeras IP para facilitar o monitoramento de análises de passageiros e comportamentos do motorista, como fadiga e distrações do motorista.

Ao combinar a programação avançada do SI com dados do módulo GPS integrado, acelerômetro de 3 eixos e interface de barramento CAN, o sistema TS-206 no veículo pode fornecer informações sobre a localização do veículo, velocidade e direção, tempo de viagem e distância, consumo de combustível e diagnóstico do veículo.

Essas informações podem então ser transmitidas para o Sistema de Gerenciamento e Monitoramento (MMS) centralizado do SI para facilitar os serviços de gerenciamento de conteúdo, estatísticas de conectividade de frota e relatórios de análise de negócios.

As informações também permitem que o SI forneça estimativas de tempo de chegada precisas e dinâmicas ao longo da viagem, mesmo quando os ônibus estão viajando por áreas montanhosas com conectividade de rede limitada.

No entanto, com recursos precisos de posicionamento do veículo, os locais de interesse na área circundante podem ser destacados no sistema de infoentretenimento do veículo para entretenimento dos passageiros.

O SI também integrou seu software com a plataforma de gerenciamento de dispositivos remotos WISE-DeviceOn da Advantech para criar um painel para gerenciar sistemas de veículos remotamente.

O fornecimento de um MMS centralizado e recursos de gerenciamento remoto de dispositivos permitiu que o operador de ônibus conduzisse o monitoramento da frota em tempo real e a manutenção preditiva, melhorando o gerenciamento e a programação geral da frota.

No ano desde a sua implantação, este sistema de gestão de frota e infoentretenimento funcionou sem problemas. Devido aos benefícios obtidos com esta solução, a operadora de ônibus decidiu estender a aplicação da solução a mais de suas rotas de ônibus de longa distância.

Além disso, como o TS-206 TS da Advantech é compatível com os sistemas operacionais Windows 10 e Windows 7, essa solução de gerenciamento de frota e infoentretenimento fornece uma ferramenta sustentável para diversos fornecedores de transporte.

Conheça o produto

TS-207

PC sem ventoinha IP65 com processadores Intel® Core™ de 11ª geração para veículos e ferrovias

  • Processadores Intel® Core™ série U de 11ª geração SoC
  • Operação sem ventoinha em temperatura de -40 ~ 70°C
  • PoE GbE para suportar câmeras IP convencionais
  • Conectores bloqueáveis com proteção IP65
  • 12/24 VDC com certificações E-Mark e EN50155
  • Ignição Inteligente para Veículos

Saiba mais aqui

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso