A Starship Technologies, empresa estoniana de robôs móveis autônomos, iniciou os serviços de delivery de refeições no campus de Ciência e Tecnologia da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos.

Em um primeiro momento, 16 robôs autônomos estarão à disposição de estudantes e funcionários da universidade. A partir do aplicativo da Starship, bebidas e refeições poderão ser pedidos a fornecedores e entregues em qualquer lugar do campus em minutos.

Essa tecnologia da Starship não é exclusividade da Universidade de Missouri. A empresa já opera em outras universidades americanas, nos estados de Idaho, Ohio e Utah. De acordo com a Starship, todas essas universidades já aumentaram a quantidade de robôs e horários de funcionamento devido ao aumento na demanda.

Os ambientes universitários têm funcionado como uma espécie de laboratório para o uso de delivery com robôs. Por estarem confinados em um espaço menor, porém com características urbanas, podem abrir caminho para a expansão desses robôs nas grandes cidades. Além disso, as empresas de robôs podem aproximar a tecnologia dos estudantes que, eventualmente, podem trabalhar nesse ramo.

“Sabemos que esses alunos apreciam tecnologia, então achamos que será uma ótima experiência para eles interagir com nossos robôs todos os dias. Além disso, mal podemos esperar para contratar alguns deles para um valioso treinamento no mundo real.”

Chris Neider, diretor de desenvolvimento de negócios da Starship Technologies.

A Starship opera comercialmente diariamente em todo o mundo. Seus robôs de emissão zero fizeram mais de 4 milhões de entregas autônomas, viajaram milhões de quilômetros e fizeram mais de 140 mil travessias de estradas todos os dias.

Os robôs da empresa usam uma combinação de aprendizado de máquina sofisticado, inteligência artificial e sensores para percorrer as calçadas e contornar obstáculos. A navegação baseada em visão computacional ajuda os robôs a mapear seu ambiente.

Além disso, os robôs podem atravessar ruas, subir calçadas, viajar à noite e operar tanto na chuva quanto na neve. Uma equipe de humanos também pode monitorar seu progresso remotamente e fornecer assistência, se necessário.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado