Foi lançada na última segunda-feira (21/11) a ferramenta Hydroview de previsão de inundação das bacias hidrográficas em todo o território brasileiro, no evento virtual organizado pelo Programa SERVIR-Amazonia, pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Aliança Bioversity-CIAT.

A ferramenta se baseia em modelos numéricos (modelagem computacional) com dados de previsão meteorológica (chuvas), que alimenta os modelos de dados hidrológicos ( volume de água), denominado “modelo chuva-vazão”. Foi desenvolvido pelo Cemaden em parceria com o Programa Servir-Amazonia e Aliança Bioversity-CIAT, visando disponibilizar informações à Sala de Situação do Cemaden, inicialmente, abrangendo os rios de médio e grande porte em todo o território nacional.

A meta é aprimorar a ferramenta para os rios de pequeno porte, que tem o processo mais rápido e com maiores impactos urbanos. Todo o esforço é aprimorar a emissão de alertas pela Sala de Situação do Cemaden, com maior eficácia e antecedência. Isso permitirá ações de prevenção e de diminuição dos impactos socioambientais e econômicos, por parte de autoridades nacionais, regionais e locais.

O SERVIR-Amazonia faz parte do SERVIR Global, uma iniciativa de desenvolvimento conjunto entre a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). As instituições nacionais e internacionais firmaram acordo de cooperação técnica há um ano, com o objetivo de promover estudos, serviços de informação e ferramentas para o monitoramento hidrometeorológico, modelagens para previsão de inundações e deslizamentos de terra. Também estão previstas no acordo de cooperação, a capacitação e treinamento para entidades e Defesas Civis estaduais e municipais par ao uso das ferramentas, informações e mapeamento das áreas de risco.

“Essa parceria para desenvolver ferramentas e estudos voltados ao monitoramento, previsão e prevenção de risco e impactos de desastres – como inundações e deslizamentos – trará resultados importantes à sociedade brasileira,”, aponta o diretor do Cemaden Osvaldo Moraes, na abertura do evento de lançamento da ferramenta Hydroview, destacando que esse serviço disponibilizará dados e informações não só para a população, como aos tomadores de decisão no planejamento de políticas públicas.

Ferramenta de previsão de inundações e a disponibilização de dados

O pesquisador do Cemaden, Marcio Moraes, em parceria com a pesquisadora Jessica Lamosa, consultora de Hidrologia e Programação do Serviço Cemaden/SERVIR-Amazonia, mostrou o funcionamento e a disponibilidade das informações do Hydroview.

“Estaremos trabalhando junto aos tecnologistas e operadores da Sala de Situação do Cemaden, para a melhor visualização e adequação das informações hidrológicas”, afirma o pesquisador do Cemaden, Marcio Moraes. Inicialmente, serão implementadas as informações da ferramenta Hydroview na Sala de Situação para depois serem disponibilizadas ao público, inclusive para fazer o “download” das informações.

Na primeira etapa, serão realizadas as previsões diárias para as bacias de médio e grande porte, com previsão de chuvas de 15 dias de antecedência, fornecendo previsões de longo alcance e maior atenção às regiões com maiores rios. Posteriormente, a modelagem será aperfeiçoada para incluir a previsão de vazão dos pequenos rios, onde ocorrem eventos muito rápidos de inundações e alagamentos.

Na apresentação da ferramenta, o pesquisador do Cemaden informou que a disponibilidade das informações é por meio do Portal Teths, portal de acesso à ferramentas de aplicação usado pelo GeoGloWS (Global Streamflow Forecast). O Teths tem a visualização mais parecida com a utilizada pela Sala de Situação do Cemaden, efetuando a seleção de informações hidrológicas por camadas.

A visualização das bacias hidrográficas será feita por quatro níveis diferentes, conforme o tamanho dessas bacias. Ativando as bacias tem uma visualização geral das regiões com problemas de vazão, fornecendo dados e cálculos de previsão de vazão e do aumento do nível dos rios (nível macro). Efetuando um “zoom”, visualiza-se as bacias menores, até ir ao nível 4, com mais detalhamento de bacias e os níveis de previsão de risco.

No encerramento das apresentações, o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, climatologista José Marengo, parabenizou a equipe técnica e os resultados do primeiro ano do acordo técnico de parceria para o desenvolvimento de ferramentas e serviços de monitoramento hidrometeorológico.

“Além das tarefas operacionais de monitoramento, emissão de alertas e das pesquisas, o Cemaden pode contribuir no trabalho de criar a percepção desses desastres para a população vulnerável ao risco de deslizamentos e inundações”, afirma Marengo, lembrando que as regiões Sul e Sudeste do Brasil são as áreas com maior densidade de população em áreas de risco geo-hidrológicos.

Com informações da Ascom/Cemaden

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso