A EHang, empresa chinesa de veículos aéreos autônomos, anunciou que vai contribuir para o uso de sistema EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay Service) em operações com eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, sobre o território europeu.

O projeto batizado de Adoption in Multicopter VTOL Aircraft (SAMVA) é uma iniciativa da União Europeia para implementar operações de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) e integração do espaço aéreo dentro do conceito U-Space. Além da EHang, outras empresas estão na empreitada, como Thales-Alenia Space, Eliance, Pildo Labs, Aeroports de Catalunya, entre outras.

Nesse sentido, a EHang vai estabelecer em conjunto com a Aeroports de Catalunya uma base operacional no aeroporto de Lleida-Alguaire, a 150 quilômetros de Barcelona, na Espanha, para conduzir ensaios em voo com o protótipo do EH216. O objetivo é utilizar o EGNOS para verificar como o sistema pode auxiliar e otimizar os voos com eVTOLs no continente. 

“O projeto SAMVA liberará os recursos do EGNOS a bordo do EH216 AAV da EHang para fornecer orientação de navegação precisa e apoiar a integração do espaço aéreo U-Space. Nossa participação neste projeto reflete o progresso significativo que fizemos no exterior com nossas tecnologias líderes do setor à medida que nossa presença global se expande. Com isso, a EHang continuará avançando no desenvolvimento inovador da Mobilidade Aérea Avançada segura e sustentável com parceiros globais e criará uma vida melhor para todos.”

Victoria Jing Xiang, COO da EHang na Europa e América Latina.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura