O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (28/11) a versão 2021 do Mapa Político do Brasil na escala 1:2.500.000, onde 1cm equivale a 25 km no terreno. Representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, o mapa representa a organização político-administrativa do país compreendendo seus 26 estados e o Distrito Federal. Nele também constam as sedes de todos os municípios brasileiros, além de outras informações cartográficas.

O mapa é produzido pelo IBGE desde 1940, e esta edição retrata a evolução da divisão territorial do Brasil até 2010, quando se realizou o último Censo Demográfico. A nova versão do Mapa Político está disponível no formato GeoPDF, e pode ser acessada aqui. Os metadados podem ser encontrados no catálogo do IBGE.

Desenvolvido a partir da Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala 1:250.000 (BC250), o novo produto fornece uma visão de conjunto do território. O mapa possibilita a identificação das 27 unidades da federação e suas capitais, e as sedes de todos os 5.570 municípios, além de outros elementos geográficos que o complementam e caracterizam. Estudantes e profissionais da educação em todos os níveis, além de instituições públicas e privadas, são potenciais usuários deste produto. 

Visão geral do Mapa Político do Brasil, na escala 1:2.500.000

No mapa também é possível identificar as seguintes categorias:

  • Hidrografia: corpos d´água, ilhas e terrenos sujeitos a inundação;
  • Sistema de transporte: rodovias, ferrovias, portos e aeródromos;
  • Localidades: classificadas conforme a estimativa populacional de 2021;
  • Limites: internacionais (caráter informativo), estaduais, do distrito federal e marítimos;
  • Energia e comunicações: usinas;
  • Pontos de referência: pontos extremos;
  • Relevo: montes e picos;
  • Toponímia: segundo os critérios estabelecidos pelo IBGE.

A nova edição do Mapa Político do Brasil apresenta novidades em relação à última publicação. De acordo com o chefe do setor de Design de Mapas do IBGE, Ludolf da Mota, as principais mudanças se referem à inclusão de feições não mapeadas na versão anterior, envolvendo elementos que integram sistemas aeroportuário, rodoviário e ferroviário, associados à geração de energia, como novas hidrelétricas.

“Há também um trabalho adicional para padronização de nomes das feições geográficas como, por exemplo, cursos d´água, localidades, morros e estradas existentes no território. Outra mudança relevante no produto é a atualização das estimativas populacionais das cidades, dos estados, do Distrito Federal, das grandes regiões e do Brasil. Estas mudanças podem ser observadas na simbologia das cidades representadas no quadro de convenções do Mapa e na tabela de estimativas populacionais de 2021”, complementa Ludolf.

O Mapa Político do Brasil 1:2.500.000 é disponibilizado em versão digital por meio de um arquivo único e subdividido em quatro quadrantes, devido à sua ampla dimensão (1,80m x 2,26m). “Este é o maior mapa mural produzido pelo IBGE, sendo exposto com destaque em salas de diversas instituições federais. Embora o mapa seja produzido em tamanho único, optou-se, por conta de suas dimensões diferenciadas, dividi-lo em quatro quadrantes, igualmente publicados, para facilitar ao usuário sua impressão e consequente manuseio”, explica o chefe do setor de Editoração de Mapas do IBGE, Paulo Renato.

Visão geral dos quadrantes que compõem o Mapa Político do Brasil, na escala 1:2.500.000

Com informações e imagens do IBGE

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso