O primeiro foguete de uma empresa privada a operar no Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, já está no Brasil. O HANBIT-TLV, da companhia sul-coreana Innospace, chegou ao aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, e em breve será transportado para o espaçoporto brasileiro.

O veículo deixou as instalações da Innospace na cidade de Cheongju no último dia 2 de dezembro e partiu para o aeroporto de Incheon, onde foi embarcado em um Boeing 747 da empresa norte-americana National. De lá partiu para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde fez uma escala antes de chegar a São Luís em 4 de dezembro.

A Innospace vai realizar o primeiro voo de teste do HANBIT-TLV a partir da Área 1, conhecida como SISPLAT/VLS no CEA. A operação só será possível porque a empresa assinou um contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) em setembro, como consequência do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020. Na ocasião, a norte-americana Hyperion foi selecionada, mas se retirou posteriormente, abrindo espaço para a Innospace.

O HANBIT-TLV é um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único, com altura de 16,3 metros, um metro de diâmetro e peso de 9,2 toneladas. Esse veículo lançador utiliza uma tecnologia de motores de foguetes híbridos que combina propulsores à base de oxigênio líquido e parafina, o que simplifica sua estrutura e permite o controle de potência, além de ser não tóxico e não explosivo. O HANBIT-TLV é alimentado por um sistema patenteado de bomba elétrica.

O veículo vem passando por diversos testes na Coreia do Sul. Em maio deste ano, ele foi instalado em um sistema de lançamento portátil. Na ocasião, foram verificadas a integridade da interface e a compatibilidade dos sistemas. Em outubro, passou por mais testes, inclusive com combustível.

O primeiro voo de teste suborbital será realizado em Alcântara, quando será validado o motor do primeiro estágio do HANBIT-Nano, o menor veículo lançador da empresa sul-coreana, capaz de carregar uma carga útil de 50 kg. O planejamento é que o foguete atinja uma altitude de 100 km e caia em alto mar.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios