Nos últimos anos, edge computing, AI, 5G e LiDAR avançaram em conjunto com a IoT. O objetivo do transporte inteligente é aumentar a segurança e, ao mesmo tempo, melhorar o conforto dos passageiros. Os benefícios do transporte inteligente estão se tornando cada vez mais evidentes nos sistemas de transporte rodoviário e ferroviário. Seguindo essa tendência, a Advantech aproveitou sua extensa experiência em transporte inteligente para construir uma plataforma de cocriação em colaboração com seus parceiros. Isso facilita o desenvolvimento de aplicativos mais inteligentes e inovações para o transporte urbano.

Acelerando a comunicação V2X

A comunicação veículo-para-tudo (V2X) é a passagem de informações de um veículo para qualquer dispositivo que possa afetar o veículo e vice-versa. De acordo com Van Lin, Diretor de Soluções Móveis Inteligentes do Service IoT Group da Advantech, “A realização do transporte inteligente envolve não apenas o desenvolvimento de ônibus, metrôs e ferrovias, mas também pessoas, meio ambiente e outros equipamentos relacionados. A combinação de 5G, AI, edge computing, LiDAR e IoT é a chave para realizar esse desenvolvimento. A Advantech e seus clientes irão implementar e se beneficiar do futuro inteligente da comunicação V2X”.

Lin explicou que equipar os veículos com sensores e câmeras tem sido uma tendência crescente há algum tempo. Até recentemente, esses dispositivos eram usados principalmente para registrar viagens. As informações adquiridas por esses dispositivos foram usadas para atribuir causas de acidentes e responsabilidades. Essa tendência está mudando com o amadurecimento dos aplicativos de computação de IA de ponta. Os veículos podem adquirir e analisar informações para fazer julgamentos dinamicamente significativos durante as viagens. No futuro, os recursos de alta largura de banda e baixa latência do 5G carregarão decisões e informações para uma plataforma de nuvem instantaneamente. Essa tecnologia pode ser utilizada para ajudar os administradores a gerenciar situações em tempo real e auxiliar no desenvolvimento de vários aplicativos inteligentes.

No transporte rodoviário, o edge AI pode ser usado em sistemas de alerta de saída de faixa/colisão frontal, detecção de ponto cego e monitoramento do comportamento do motorista. Em áreas urbanas, impedir que os motoristas ultrapassem o sinal vermelho costumava ser impossível. Mas agora, com o uso de edge AI e 5G, é possível monitorar veículos, semáforos e o comportamento do motorista para reduzir a passagem de sinais vermelhos.

Desenvolvimento inteligente do transporte ferroviário com foco na segurança e na qualidade do serviço

A ascensão do 5G e da IA facilitou diversas aplicações de transporte ferroviário inteligente, levando ao aumento da demanda por atualizações do sistema. Kunhong Chen, Gerente do Setor de Transporte do Grupo de IoT Industrial da Advantech, destacou que os objetivos operacionais anteriores do Metro de Taipei se concentravam no aumento da capacidade de passageiros. Isso mudou para melhorar a segurança e a qualidade do serviço. O desenvolvimento de operações inteligentes está impulsionando essa mudança. Consequentemente, o Taipei Metro está ativamente engajado na atualização de seus sistemas – em particular seus sistemas de direção e sinalização. Consequentemente, a avaliação de sistemas eletrônicos relacionados à segurança (Safety Integrity Level, SIL) foi atualizada de SIL 2 para SIL 4. Da mesma forma, o sistema de sinalização e processamento (European Train Controlling System/ETCS) foi atualizado de ETCS 2 para ETCS 4. Essas atualizações contribuem significativamente para melhorar a segurança. Além disso, usando aplicativos AI e LiDAR e operação automática de trem (ATO), os operadores podem criar modelos de gerenciamento centrados em operações inteligentes.

A Advantech continua a oferecer soluções inovadoras de software/hardware e serviços de plataforma em cada estágio de desenvolvimento. Chen enfatizou que a Advantech inicialmente se concentrou no desenvolvimento de sistemas e soluções relacionados a passageiros, incluindo CCTV e sistemas integrados de controle de supervisão. Esse foco mudou para o desenvolvimento de soluções relacionadas à segurança, como sistemas de intertravamento, plataformas duplas de backup, soluções ATO baseadas em GPU e tecnologias de transmissão de alta velocidade trem-terra. Atualmente, a Advantech está aprimorando a segurança ferroviária utilizando IA, LiDAR e tecnologias de comunicação sem fio em tempo real para criar soluções inteligentes para detecção de obstáculos, inspeção de pantógrafos e monitoramento remoto de acopladores de trens.

Saiba mais
Para mais informações, envie um e-mail para vendas@advantech.com.br ou ligue (11) 4750-2939.

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso