A EHang, empresa chinesa de veículos aéreos autônomos, concluiu com sucesso o primeiro voo da Polícia Nacional Espanhola com o eVTOL EH216 AAV. O voo foi realizado na Academia Nacional da Polícia em Ávila, na Espanha, e o ponto inicial da campanha de testes da Polícia Nacional com o veículo.

A parceria entre EHang e a Polícia Nacional vem de 2021 e o órgão de polícia planeja utilizar o EH216 AAV em missões de emergência e segurança pública, como a acesso a áreas com riscos nucleares, radiológicos, bacteriológicos ou químicos, além de pouso em áreas confinadas, logística aérea e outros serviços policiais que necessitem de mobilidade aérea rápida.

“A Polícia Nacional é a primeira instituição de segurança da União Europeia a operar um veículo aéreo autônomo. Os sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS) constituem um ativo tecnológico alternativo para múltiplos propósitos, como a implantação em áreas perigosas após um desastre natural ou acidente, sem colocar em risco vidas humanas. Os custos operacionais mais baixos dos UAS e suas constantes novas aplicações mostram grandes vantagens sobre os meios aéreos tradicionais.”

Rafael Pérez, secretário de Estado de Segurança da Espanha.

“A entrada da Polícia Nacional em operação experimental do EH216 AAV estabelece as bases para a implantação da mobilidade aérea urbana na Europa e estabelece um excelente exemplo de compromisso com a segurança pública por meio do avanço da tecnologia.”

Victoria Jing Xiang, COO da EHang na Europa e América Latina.

Além da parceria com a Polícia Nacional, a EHang vai contribuir para o uso do sistema EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay Service) para auxiliar na implementação de operação de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e integração do espaço aéreo dentro do conceito U-Space. Esses testes serão realizados no aeroporto de Lleida-Alguaire, a 150 quilômetros de Barcelona, na Espanha.

O EH216 AAV é um eVTOL autônomo com capacidade para dois passageiros. Com 16 motores, o veículo pode chegar a 130 km/h, atingir a altitude de 3 mil metros e voar por 35 quilômetros. Os primeiros testes com a aeronave foram realizados em 2017.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura