A estação total, também é conhecida como taquêometro electrônico, um equipamento essencial na topografia, pois, antes de mais nada, fornece mensurações precisas, realiza cálculos em campo, permite a execução de projetos elaborados em escritório e permite a geração de mapas da área medida de interesse.

Em outras palavras, este equipamento é, simultaneamente, resultado de desenvolvimentos tecnológicos ao combinar o teodolito e distanciômetro eletrônico em um único aparelho, além disso, cada estação total possui um software interno que pode armazenar dados e com eles realizar e determinados cálculos.

Como funciona a estação total?

Para receber informações, todas as estações usam feixes de laser emitidos que um causam impacto no prisma e são enviados de volta para a estação total.

Então, o tempo que o raio leva para viajar entre a emissão e o retorno à estação total e o ângulo de rotação permite que o computador interno calcular o ângulo e a distância até aquele ponto.

Em conclusão, uma vez que o usuário tenha os dados de todos os pontos de interesse, ele só precisa baixar os dados para um computador, transferi-los para um programa específico, realizar os cálculos necessários e gerar os gráficos.

Etapas da obtenção de dados com estações totais

Antes de mais nada, a instalação da estação total consiste em nivelar e estacionar a mesma sobre um ponto topográfico.

Instalação do tripé:
◆ Colocação sobre o ponto designado;
◆ Realizar primeiramente um nivelamento grosseiro com as pernas do tripé;
◆ Com cautela realizar o nivelamento fino com parafusos calantes.

Uma vez que a configuração física tenha sido realizada, a próxima etapa é fazer a configuração pelo software da estação.

Etapas do software:
◆ Criação da obra;
◆ Definição estação;
◆ Orientação;
◆ Obtenção de dados.

Precisão total da estação

Para determinar as distâncias, os instrumentos existentes nas estações totais usam scanners fotoelétricos de código de barras digitais com precisão extremamente alta.

Desta forma, as estações totais de melhor qualidade são capazes de medir ângulos com menos de 0,5 polegadas e determinar distâncias com uma precisão de cerca de 0,1 mm.

Na verdade, é importante que você entenda a gama de classificações e precisões às quais as estações totais devem aderir.

Observe que as estações totais são divididas em 3 categorias de acordo com a precisão: alta precisão, média precisão e baixa precisão.

É recomendável que você sempre leve essas informações em consideração ao comprar uma estação total.

Tipos de estações totais

Os tipos de estações totais evoluíram tremendamente ao longo dos anos e hoje seus modelos podem escanear a laser milhares de pontos por segundo.

Desta forma, o trabalho do operador é otimizado pela estação total, aumentando a precisão e a qualidade e reduzindo os custos operacionais. Além disso, pode-se observar que o tempo de processamento dos dados também é reduzido.

Você pode escolher uma estação total de acordo com a sua necessidade de trabalho e aproveitar toda a tecnologia e praticidade que esses equipamentos oferecem:

◆ Com medições com prisma;
◆ Medições com e sem prisma;
◆ Robóticas;
◆ Rastreamento de dados GNSS;
◆ Laser scanner acoplado.

Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, as estações totais foram divididas em diversos dispositivos. Desta forma, por exemplo, temos estações totais que podem medir com ou sem prismas.

Do mesmo modo, a segunda classificação das estações totais é se são robóticas ou não.

Também temos equipamentos mais novos que vêm com scanners a laser. Como resultado, até 26.000 pontos podem ser digitalizados por segundo.

Naturalmente, os preços variam muito, desde aparelhos com preços em média de R$ 10.000,00 até aparelhos com preços em torno de R$100.000,00.

Proteção para sua estação total

Após entender a importância de sua estação total para o seu trabalho e empresa, além de saber do custo elevado que uma estação total tem, você consegue entender a importância de tê-la protegida.

Portanto, venha fazer parte da APAT e garanta a proteção para sua estação total e a tranquilidade para realizar os seus trabalhos.

O objetivo da proteção da APAT é dar tranquilidade aos seus associados caso algum acidente aconteça com sua estação total.

Além disso, cada associado recebe assistência completa com uma gama de serviços, tudo a preços acessíveis!

A Associação rege-se com rigor e empenhada em resultados positivos, garantindo a sua solidez estrutural e financeira, garantindo a proteção dos equipamentos de todos os seus associados.

Faça uma cotação e surpreenda-se com nossas condições!

Telefone (31) 97210-7309 | www.apatprotecao.com.br | Facebook | Instagram

Sobre a APAT – Associação dos Profissionais da Agrimensura e Topografia trabalha com a proteção completa para equipamentos de topografia e agrimensura, de todas as marcas e modelos, de forma especializada e com abrangência em todo o Brasil. Oferecemos proteção contra furto qualificado, roubo, incêndio, desmoronamento, danos não intencionais e quedas, além de benefícios exclusivos, ofertas e descontos em mais de 10.000 estabelecimentos em todo o país.

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso