O Projeto Mapa de Parauapebas abrange um levantamento completo de dados para atualizar a base cartográfica urbana da cidade, cruzando informações demográficas, imobiliárias e de serviços públicos que servirão para conhecer melhor o território e serão a base para a implantação do projeto de regularização fundiária.

Esse levantamento é uma excelente iniciativa porque permite que a prefeitura tenha condições de saber, com mais eficiência, quais bairros precisam de investimento em asfalto, escolas, postos de saúde, iluminação e demais ações públicas que visam melhorar a vida dos munícipes.

De acordo com Soraya Araújo, servidora do Departamento de Tecnologia, Informação e Comunicação (DTIC) da prefeitura e coordenadora do Observatório de Desenvolvimento, “com todos os dados em mãos, a prefeitura terá condições de direcionar as políticas públicas às comunidades e bairros que realmente precisam”.

O projeto foi dividido em três etapas que compreendem:

  • Levantamento aerofotogramétrico e perfilamento laser, no qual uma área de mais de 200 km² foi sobrevoada por aviões equipados com sensores que geram dados de alta precisão.
  • Mapeamento móvel 360º onde são geradas imagens de alta resolução que permitem identificação das fachadas dos imóveis e respectivo número de porta, bem como os equipamentos urbanos existentes nos logradouros da cidade.
  • Levantamento cadastral onde a equipe Topocart entra em campo promovendo entrevistas com os moradores para levantar dados do cadastro imobiliário.

O levantamento identifica o sistema viário e drenagem, rede de iluminação pública e distribuição de energia, semáforos, rampas de acesso, telefonia, arborização, redes de saneamento, atividades econômicas, além de diversos outros itens, de forma a identificar as necessidades de cada bairro.

Outro ponto fundamental do projeto é que, com o cadastro, será possível regularizar os imóveis do município e também obter a Planta de Valores Genéricos – PVG, com o real valor de venda dos imóveis e, consequentemente, promover a justiça fiscal de Parauapebas.

Segundo o Diretor Técnico da Topocart, Eng. Givanildo Silva, “esse conjunto de informações permite uma gestão moderna, conhecer as características físicas dos logradouros e edificações e, principalmente, nortear o planejamento urbano, aplicando diretrizes adequadas à realidade de cada bairro, identificar a infraestrutura que precisa ser implantada em cada local e principalmente, tornar a gestão municipal mais eficiente, moderna e inteligente”.

Mais informações:
www.topocart.com.br

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso