A NVIDIA anunciou que fez importantes atualizações para o Isaac Sim, sua ferramenta de simulação de robótica para fabricar e testar robôs virtuais em ambientes realistas em diversas condições de operação. Criado no NVIDIA Omniverse, uma plataforma para desenvolver e operar aplicativos de metaverso, a ferramenta agora está acessível a partir da nuvem.

Uma das principais funções de simulação do Isaac Sim é adicionar as pessoas e seus comportamentos no ambiente com robôs colaborativos (cobots) ou robôs móveis autônomos (AMR, na sigla em inglês).

A nova capacidade de simulação de pessoas de Isaac Sim permite que personagens humanos sejam adicionados a um depósito ou a uma fábrica e encarregados de executar comportamentos familiares, como empilhar pacotes ou empurrar carrinhos. Para minimizar a diferença entre os resultados observados em um mundo simulado e aqueles vistos no mundo real, é imperativo ter modelos de sensores fisicamente precisos.

Usando a tecnologia NVIDIA RTX, Isaac Sim agora pode renderizar dados fisicamente precisos de sensores em tempo real. No caso de um lidar simulado por RTX, o traçado de raios fornece dados de sensor mais precisos sob várias condições de iluminação ou em resposta a materiais refletivos.

O Isaac Sim também fornece vários novos ativos 3D prontos para simulação, que são essenciais para a construção de ambientes simulados fisicamente precisos. Tudo, desde peças de armazém até robôs populares, vem pronto para funcionar, para que desenvolvedores e usuários possam começar a construir rapidamente.

Novos recursos significativos para pesquisadores de robótica incluem avanços no Isaac Gym para aprendizado por reforço e o Isaac Cortex para programação colaborativa de robôs. Além disso, uma nova ferramenta, Isaac ORBIT, fornece ambientes operacionais de simulação e benchmarks para aprendizado de robôs e planejamento de movimento.

Para a grande comunidade de desenvolvedores de Robot Operating System (ROS), o Isaac Sim atualiza o suporte para ROS 2 Humble e Windows. Todo o software Isaac ROS agora pode ser usado em simulação.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado