A SCCON Geospatial, empresa brasileira de tecnologia geoespacial, recebeu certificação no Programa de Certificados Planet Orbit, da Planet Labs (NYSE: PL), sendo a segunda empresa em todo o mundo a receber este certificado. A Planet é uma fornecedora líder de imagens de satélites globais e diárias e soluções geoespaciais. O programa recém-anunciado atua como um selo de aprovação, indicando que a empresa brasileira oferece aplicações e serviços robustos que estão prontos para atuar em escala global.

Como provedora de soluções, a SCCON poderá comercializar suas soluções em escala global, e trabalhará com a Planet para desenvolver as melhores estratégias para expansão internacional usando a Plataforma da SCCON. Murilo Oliveira, Diretor de Desenvolvimento de Produtos e Soluções da SCCON Geoespacial, explica que: “A certificação é um fortalecimento da marca e da Plataforma SCCON, e abre novos caminhos e oportunidades para parcerias internacionais dentro da rede da Planet. Estamos ansiosos e preparados para escalar nossas plataformas e levar nossos produtos e soluções em todo o mundo. Nossa solução para detecção de mudanças da cobertura vegetal está bem consolidada e totalmente escalável para outros países de florestas tropicais principalmente”, explica.
De acordo com Ricardo Sahagun, gerente de negócios da Planet LATAM, essa certificação é um reconhecimento da qualidade da SCCON. “A plataforma da SCCON é robusta e oferece muitas aplicações como defesa, monitoramento florestal, crescimento da cidade, entre outros”, comenta Sahagun. “Estamos entusiasmados em ver como a SCCON aproveitará nosso certificado para atender a uma base global de clientes”, acrescentou.

Segundo Iara Musse Felix, CEO da SCCON, “nosso objetivo é escalonar para além do Brasil, de forma que nossa plataforma forneça serviço para qualquer lugar do mundo, e com a certificação Planet isso se tornará possível. Por meio da parceria com a Planet levaremos nossas soluções para vários países, a fim de mostrar a capacidade do uso das imagens diárias para as mais diversas aplicações ambientais, de agricultura e agrícola, com a experiência e performance que já desenvolvemos aqui”.

Recentemente, a SCCON também foi reconhecida como parceira do ano da Planet, entre mais de 100 parceiros da Planet. A SCCON Geospatial está em parceria com a Planet desde 2016, através do uso de imagens de satélites da Planet, que ajudam a monitorar o desmatamento, a degradação ambiental, os incêndios, a mineração, entre outros processos desse tipo. O grande diferencial na solução da SCCON é a Plataforma Web com inúmeros recursos para análise da área do projeto, incluindo a disponibilização de imagens diárias da Planet prontas para uso, em até 24 horas após sua captura.

Com quase 200 satélites em órbita, a Planet é capaz de revisitar todo o território nacional, quase que diariamente com o sensor de alta resolução. Isso garante imagens completas com os menores níveis de cobertura de nuvens e monitoramento detalhado das alterações. A plataforma da SCCON também fornece relatórios analíticos automatizado e outras informações para apoiar análises espaciais de alertas.

“Juntos, a SCCON e a Planet podem oferecer não apenas imagens diárias em alta resolução, mas também uma plataforma de sensoriamento remoto e inteligência geográfica, onde o cliente é capaz de extrair dados e informações relevantes, melhorando o processo de tomada de decisão, gerando redução dos custos, aumento da produtividade e melhoria na gestão de campo. Na América Latina, especialmente no Brasil, as soluções são muito utilizadas por empresas dos setores agrícola e florestal, bem como centenas de instituições de governo, que dependem dessas tecnologias para controlar o desmatamento, o tráfico de drogas, a mineração ilegal, os incêndios florestais, entre outros problemas. Dessa forma, podemos oferecer uma solução completa que seja benéfica não só para o usuário final, mas para a sociedade como um todo”, explica Ricardo Guerra, Diretor Regional de Vendas da Planet LATAM.

Essa visão é compartilhada pelo diretor de serviços profissionais da Planet, Thomas Harris. “A SCCON é uma empresa robusta, com profunda experiência e competência”, diz Harris. “Eles se mostraram capazes de trazer soluções para seus clientes e, portanto, atenderam aos requisitos para nossa certificação, e agora também podem oferecer soluções para outros países”, acrescenta.

A SCCON possui um portfólio de serviços e soluções em tecnologia geoespacial para os setores privado, público e não governamental, atuando em diversos segmentos de negócios: meio ambiente, agricultura, silvicultura, energia, segurança pública, infraestrutura, mineração, entre outros. Como parceira certificada pela Planet, a SCCON pode levar as soluções e a tecnologia já utilizada no Brasil para seus clientes no exterior.

Com informações da SCCON

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso