O novo serviço inovador do sistema de posicionamento Galileo, da União Europeia, está agora disponível, tal como anunciado recentemente pelo Comissário Europeu responsável pelo Mercado Interno, Thierry Breton, durante a Conferência Espacial Europeia anual realizada em Bruxelas, na Bélgica.

A entrada em serviço do serviço de alta precisão Galileo (HAS, na sigla em inglês) coloca o sistema de satélites da União Europeia num nível sem precedentes, oferecendo aos usuários uma precisão submétrica na maior parte do mundo.

Tecnologias emergentes, como os drones e os veículos autônomos, exigem níveis rigorosos de precisão para uma melhor experiência de navegação, segurança e gestão eficiente do tráfego. Além disso, um posicionamento mais preciso alimentará aplicações inovadoras nos setores dos transportes, da agricultura, da geodésia, do entretenimento e de muitos outros setores existentes.

Consciente destas tendências do mercado e para reforçar a economia digital da União, a Agência da UE para o Programa Espacial (EUSPA), juntamente com a Comissão Europeia (DG DEFIS e JRC) e a Agência Espacial Europeia, desenvolveram e testaram o serviço de alta precisão Galileo.

O sistema Galileo HAS tornar-se-á um pilar para as aplicações que necessitam de informações de posição precisas e confiáveis. Tal inclui as políticas setoriais da UE e também as políticas nacionais dos Estados-Membros da UE.

“Este novo serviço foi possível graças à notável cooperação e compromisso de equipe de todos os parceiros envolvidos.”

declarou o Diretor Executivo da EUSPA, Rodrigo da Costa

O serviço de alta precisão Galileo (HAS) é um serviço novo e melhorado do Sistema Global de Navegação por Satélite da UE, com uma precisão típica inferior a poucos decímetros (horizontal <25cm) em condições nominais de utilização. O serviço é transmitido diretamente através do sinal Galileo no espaço (E6-B) e através da Internet.

Com o sistema HAS, o Galileo torna-se a primeira constelação a nível mundial capaz de prestar um serviço de alta precisão a nível global e diretamente através do sinal no espaço.

Quem pode utilizar este serviço?

O serviço é livremente acessível a todos os usuários com um receptor capaz de processar as correções HAS transmitidas no sinal E6-B e através da Internet. As correções precisas fornecidas pelo serviço de alta precisão Galileo permitirão aos usuários do serviço reduzir o erro associado à órbita e aos relógios fornecidos através das mensagens de navegação do serviço aberto Galileo e dos dados de navegação do serviço GPS normal de determinação da posição.

“Com o sistema Galileo HAS estamos prontos para explorar todo o potencial das novas tecnologias, como os drones, e ajudar a tornar a condução autônoma uma realidade. Na EUSPA, o nosso papel é ligar o espaço às necessidades dos usuários. Com o lançamento deste novo serviço, respondemos a uma clara procura do mercado de uma navegação exata, sólida e confiável”.

conclui o Diretor Executivo da EUSPA, Rodrigo da Costa

Toda a documentação relacionada com o HAS e as informações adicionais sobre os serviços Galileo podem ser consultadas no site do Centro de Serviços do GNSS europeu. Clique aqui para saber mais sobre o sistema Galileo HAS.

Com informações e imagens da EUSPA

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso