O eVTOL Traveler X2, desenvolvido pela Xpeng AeroHT, recebeu o Certificado de Voo Especial da Administração de Aviação Civil da China (CAAC) das Regiões Central e Sul daquele país, tornando-se o primeiro veículo elétrico de decolagem e pouso vertical a receber esse tipo de autorização na China.

A certificação foi concedida após a revisão das características e informações cedidas pela Xpeng com base no CCAR-21 Civil Aviation Products and Parts Certification Regulations, a regulamentação chinesa para a certificação de aeronaves. Com isso, a CAAC considerou que o Traveler X2 apresenta requisitos de segurança para a realização de voos em condições especiais.

Com a certificação, a Xpeng poderá conduzir uma série de ensaios em voo em cenários diferentes e menos restritos para validar as características da aeronave, coletar dados e aumentar a segurança do eVTOL.

O Traveler X2 é a quinta geração do eVTOL desenvolvido pela Xpeng, fabricado com materiais de fibra de carbono e com a possibilidade de ser pilotado de forma manual ou autônoma – a autorização concedida é para voos tripulados. De acordo com a Xpeng, no modo autônomo, basta apertar um botão para que a aeronave realize toda a operação, da decolagem ao pouso.

O veículo tem capacidade para duas pessoas e peso máximo de decolagem de 560 kg, sendo que ele pesa 360 kg quando vazio. A autonomia da bateria dele é de 35 minutos com voos a uma velocidade máxima de 130 km/h.

A Xpeng realizou o primeiro voo público do Traveler X2 em outubro de 2022 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, a empresa recebeu uma autorização especial da Autoridade da Aviação Civil de Dubai (DCAA) para realizar voos de demonstração no Skydive Dubai.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura