A Hispasat lançou nesta segunda-feira (6) o Amazonas Nexus, um satélite geoestacionário que ficará sobre o Brasil e que permitirá o acesso à internet de alta velocidade em todo o continente americano, nos corredores norte e sul do Atlântico e em zonas remotas, como a Groenlândia e a Floresta Amazônica.

O lançamento foi realizado por meio do foguete Falcon 9 da SpaceX a partir do Complexo Espacial de Lançamento 40 (SLC-40), em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Devido a condições meteorológicas adversas, o lançamento, que estava previsto inicialmente para 5 de fevereiro, precisou ser adiado.

O Amazonas Nexus foi desenvolvido para oferecer conectividade de alta qualidade em aviões e embarcações, e contribuirá para reduzir a desigualdade digital na América Latina.

O projeto do novo satélite foi realizado com um investimento de aproximadamente 300 milhões de euros, que a companhia espera recuperar assim que ele estiver plenamente operacional.

Tecnologia avançada

O Amazonas Nexus foi fabricado nas instalações da Thales Alenia Space em Cannes, na França, e conta com uma destacada participação da indústria aeroespacial espanhola por meio de empresas como Thales Alenia Space Espanha, Sener, GMV e Aicox, entre outras.

Fabricado a partir da plataforma Spacebus NEO da Thales Alenia Space, conta com um Processador Digital Transparente (DTP) de última geração, que permite estabelecer comunicações com um único salto em toda sua área de cobertura e lhe proporciona uma flexibilidade máxima que facilitará sua adaptação às futuras mudanças na demanda de serviços durante seus mais de 15 anos de vida útil.

Graças à sua arquitetura multiponto, o Amazonas Nexus pode reutilizar a frequência de transmissão e, portanto, incrementar seu desempenho em órbita. Além disso, se trata de um satélite de propulsão elétrica, portanto, mais leve, pesando 4,1 toneladas de massa de lançamento.

Isso reduz os custos de sua colocação em órbita, porém dilatará até julho sua chegada à órbita geoestacionária. O satélite será situado em sua posição definitiva a 61º Oeste e entrará em funcionamento após a realização dos últimos testes em órbita.

Parceiros comerciais

Desde sua implementação, a Hispasat estabeleceu vários acordos comerciais para o arrendamento a longo prazo de 60% da capacidade do Amazonas Nexus com operadoras e prestadores de serviço no âmbito governamental, bem como no da conectividade para o setor da aviação e em zonas remotas.

O Amazonas Nexus leva embarcada a carga Greensat para a Tusass, a empresa nacional de comunicações da Groenlândia, e prestará serviços de acesso à Internet em todas as cidades e povoações remotas do norte e leste desse país que contam hoje com serviços de satélite, além de oferecer soluções corporativas para empresas de mineração e de backup para a restauração dos serviços de comunicação, em caso de emergência.

O satélite também incorporta para a Artel a missão Pathfinder 2 da Força Espacial dos EUA. Essa missão inclui rigorosos níveis de proteção que cumprem com os elevados requisitos de segurança exigidos pelo Departamento de Defesa norte-americano. Para maior garantia, o Amazonas Nexus está equipado com o avançado sistema de encriptação CNSSP-12 para a telemetria e o telecontrole, o que o torna mais seguro e adequado para missões críticas.

Além disso, a Hispasat proporcionará à Intelsat vários gigahertz de capacidade em banda Ku a bordo do Amazonas Nexus para prestar serviços de conectividade aérea no continente americano e na região atlântica.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023