Um dos grandes desafios dos Gestores Públicos Municipais é garantir uma arrecadação tributária eficiente, capaz de manter os cofres públicos equilibrados e permitir a realização das ações que trazem as melhorias e benefícios que a população tanto anseia de seus governantes.

Diversas são as fontes de recursos fiscais de um município e alcançar a eficiência é ponto chave para o sucesso da gestão. Dentre todas essas frentes de arrecadação, uma tem se mostrado bastante delicada: aquela vinculada aos imóveis urbanos, de onde derivam impostos como o IPTU, ITBI, entre outros.

“Muitos municípios arrecadam bem menos do que poderiam pela falta de informação. Como são impostos que se baseiam no Valor Venal dos Imóveis, é fundamental que os gestores tenham um controle preciso de avaliação, que depende de fatores como a localização, uso do terreno, medição real da área construída e bases de preços que precisam estar respaldadas por dados de mercado. E poucos municípios possuem as ferramentas adequadas para realizar esse acompanhamento”.

explica Fabiano Neris, Diretor Comercial da eTopocart, empresa especialista em soluções tecnológicas para o segmento

Conhecer e monitorar o mercado imobiliário local é o maior desafio dos peritos e gestores municipais, dado o dinamismo e a variação constante, o que acaba ocasionando a rápida desatualização dos valores de referência de metro quadrado utilizados na avaliação inicial.

Por isso, a implementação de um Observatório do Mercado Imobiliário é fundamental para evitar a evasão fiscal e, por consequência, uma perda significativa de recursos, em função da utilização de planta de valores genéricos criadas sem preceitos técnicos e que não consideram os valores praticados no mercado imobiliário.

“O Observatório de Mercado Imobiliário é um sistema de gestão baseado em alta tecnologia que monitora em tempo real a evolução, declínio ou estabilidade dos valores dos imóveis urbanos do município, considerando todas as variáveis que influenciam na determinação do seu valor venal”.

complementa Fabiano

 O Diretor Executivo da eTopocart, Pedro Rondon, explica que a implementação dessa solução é uma questão tão fundamental que, em novembro de 2022, o Ministério do Desenvolvimento Regional estabeleceu a Portaria 3.242 que aprova as diretrizes para a instituição do Cadastro Territorial Multifinalitário em todos os Municípios brasileiros. Além disso, segundo ele, existe ainda a Norma Brasileira (NBR) 14.653, que estabelece com clareza e critérios rígidos, os modelos de avaliação de imóveis.

“Por isso, a tecnologia é fundamental para simplificar e tornar a arrecadação mais eficiente e benéfica para o Município. A implantação de um Observatório do Mercado Imobiliário permite não apenas a adequação à NBR 14.653 e à Portaria, mas também cria modelos de avaliação em massa de imóveis usando técnicas de Geoprocessamento e de Geoestatística. Isso tudo aliado a um banco de dados do mercado imobiliário constantemente atualizado, que permite comparar preços com bases existentes para se obter os valores reais e precisos dos imóveis”.

explica Rondon

Para auxiliar os gestores municipais a implementarem o Observatório de Mercado Imobiliário, a eTopocart criou o sistema GEO360, um sistema web (totalmente em computação em nuvem) de Geoprocessamento com módulos integrados que permitem a realização de todas as etapas do processo de avaliação imobiliária. Isso inclui o ambiente de coleta e inserção de amostras de campo, a elaboração e manutenção da Planta de Valores Genéricos e o Portal de Avaliação.

“O GEO360 foi modelado sobre uma plataforma web de geoprocessamento que reúne uma completa e sofisticada gama de funcionalidades para a importação e criação de dados geográficos matriciais e vetoriais, com formulários dinâmicos e documentos associados, manipulação de camadas geométricas e tabelas de atributos, incluindo ferramentas de geoestatística e análise espacial”.

detalha Fabiano

A solução une em um mesmo ambiente todos os atributos necessários para o monitoramento contínuo dos valores, fundamental para a tributação imobiliária.

“O resultado de sua aplicação é o aumento da arrecadação, a redução da evasão fiscal, a promoção da equidade fiscal, o exercício da justiça social e da transparência das políticas públicas”.

complementa Rondon

Inovação de uma startup e mais de 30 anos de experiência de mercado unidos em um mesmo projeto

A eTopocart, empresa responsável pelo GEO360, torna completo o portfólio de produtos da Topocart. Dessa forma é possível oferecer uma solução mais completa, desde a aquisição por aerofotogrametria, câmeras 360°, ou mesmo da ação de agentes de campo, até a gestão completa com camadas de análise e integração com bancos de dados externos, através do Geo360, ferramenta autônoma, amigável e acessível.

eTopocart realiza webinar sobre OMI

O assunto em questão será o tema do Webinar realizado pela eTopocart. Na ocasião serão discutidas as novas tecnologias disponíveis e o GEO360, solução para a instituição de um Observatório de Mercado Imobiliário. Participe!

Serviço:
Data: 07/03
Horário: 10h às 11h
Link de inscrição: www.eventials.com/etopocart/o-papel-do-observatorio-do-mercado-imobiliario-na-melhora-da-arrecadacao-municipal

Para mais informações sobre o sistema, acesse topocart.com.br/geo360.