O VCUB, o primeiro nanossatélite de alto desempenho desenvolvido pela indústria nacional, passou por todos os testes e está pronto para ser lançado. Produzido pela Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre Embraer Defesa & Segurança e Telebras, o equipamento será transportado para os Estados Unidos, de onde será lançado no segundo trimestre de 2023 por um foguete da SpaceX.

O nanossatélite finalizou os ciclos de testes no Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), tendo sido submetido a testes de possibilidades de dano, como eletromagnetismo, vácuo, temperatura e outras condições adversas que poderá encontrar em órbita.

O VCUB é um nanossatélite de apenas 12 quilos de massa, mas que carrega equipamentos de última geração, incluindo uma câmera de alta resolução capaz de coletar imagens com detalhamento de 3,5 metros, sendo muito importante para aplicações agrícolas e de proteção ao meio ambiente.

Além disso, o VCUB conta com um sistema de coleta de dados na banda UHF, voltado a aplicações de coleta de dados hidro-meteorológicos, mas que pode atender futuramente a outras aplicações de internet das coisas (IoT).

O nanossatélite passará 14 vezes por dia ao redor da Terra, garantindo ganhos na periodicidade de coleta das imagens. podendo passar de intervalos de cinco dias para uma frequência de até dois dias, aumentando a probabilidade de coletar imagens sem nuvens.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023