Recentemente a Fundação Seade lançou em seu site o GeoSeade com novas funcionalidades. O Geoseade é um mapa interativo que organiza dados espaciais sobre o Estado de São Paulo produzidos pela Fundação Seade e por outras fontes. Esse instrumento possibilita a visualização e criação de mapas a partir de uma interface amigável e intuitiva, com ferramentas para facilitar o acesso das informações pelo público em geral.

No Geoseade também é possível visualizar a tabela de dados das camadas de informações e, bem como alterar as características visuais do mapa ou mesmo criar novos mapas de acordo com o interesse do usuário.

As novas funcionalidades permitem acesso às bases cartográficas e mapas da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE-BR), Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado de São Paulo (IDE- SP), Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo (IDEA-SP) e imagens de uso do solo do MapBiomas.

O sistema fornece acesso às camadas de informações do GeoSeade por meio do Web Map Service (WMS) e GoogleEarth. Além disso, o usuário poderá carregar suas próprias bases cartográficas nos formatos SHP ou KML no sistema, ou ainda conectar webservices (WMS ou GeoJson) de terceiros.

Em sua nova versão atual, as 172 camadas de informações estão organizadas em seis temas: limites e regiões; equipamentos; social; economia; demografia e infraestrutura e meio ambiente.

São mais de 500 variáveis com dados sobre limites administrativos e regionalizações, equipamentos de saúde (hospitais, pronto-atendimento, unidade básica de saúde), equipamentos de educação (escolas públicas estaduais, municipais e federais e particulares por e rede de ensino), social (Índice Paulista de Desenvolvimento Municipal, participação dos empregos formais), economia (PIB municipal e regional e valor adicionado municipal), demografia (índice de envelhecimento, taxa de crescimento anual da população, densidade demográfica e população municipal), logística (rodovias estaduais e federais, hidrovia, portos e aeródromos e centros logísticos industriais aduaneiros), energia (mapa de geração e distribuição de energia, usinas hidrelétricas, mapa das distribuidoras, usinas termoelétricas) e meio ambiente (unidades de conservação federal, estadual e municipal, regiões hidrográficas e subbacias hidrográficas).

É possível fazer download de todas as camadas de informações existentes.

Acesse o Geoseade em www.portalgeo.seade.gov.br.

Com informações e imagens da Fundação Seade

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso