O Robotized Cherenkov Viewing Device (RCVD), um robô autônomo flutuante que opera em ambientes controlados, concluiu uma série de testes em uma instalação de energia nuclear em operação na América do Sul.

O protótipo do robô navegou em um tanque de combustível nuclear usado e forneceu aos inspetores dados em tempo real que podem ser usados ​​para verificação de salvaguardas. Ele analisa a posição de cada conjunto e a assinatura exclusiva para detectar se o combustível foi removido ou substituído.

RCVD foi criado por meio de uma colaboração entre o Data 61 – o braço de dados da CSIRO -, a empresa húngara de robótica Datastart e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

“O teste demonstra que os robôs autônomos poderão em breve ajudar na medição e análise de campo do combustível nuclear usado, proporcionando maior proteção aos trabalhadores humanos”, disse a gerente do programa técnico da CSIRO, Rosie Attwell. “Essa nova tecnologia removerá os humanos do perigo e garantirá que a taxa de inspeções de segurança corresponda à do material nuclear”, completou.

As capacidades de autonomia, navegação e mapeamento do RCVD são sustentadas pela tecnologia Wildcat SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) da CSIRO, que alcançou menos de um por cento de desvio da realidade no Desafio Subterrâneo da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA).

“[O robô] Também melhora significativamente a qualidade dos dados coletados. O instrumento pode ser posicionado de maneira ideal perto do combustível, levando a medições mais consistentes e precisas”, analisa o especialista em Prospecção de Tecnologia da IAEA, Dimitri Finker.

O protótipo continuará sendo testado, com planos para que o dispositivo seja equipado com visão computacional para aumentar a autonomia na próxima fase de desenvolvimento.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado