A NASA escolheu a Blue Origin para fornecer serviço de lançamento para a missão Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers (ESCAPADE), que levará duas espaçonaves para a órbita de Marte.

O ESCAPADE será lançado no foguete New Glenn da Blue Origin a partir do Complexo de Lançamento Espacial-36 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento está previsto para o final de 2024.

Ele estudará a magnetosfera de Marte – a área magnetizada do espaço ao redor do planeta – usando duas pequenas espaçonaves idênticas, que fornecerão observações simultâneas de dois pontos. A espaçonave ajudará a fornecer aos pesquisadores uma melhor compreensão de como a magnetosfera interage com o vento solar e como a energia e o plasma entram e saem da magnetosfera.

Cada satélite levará três instrumentos: um magnetômetro para medir o campo magnético, um analisador eletrostático para medir íons e elétrons e uma sonda Langmuir para medir a densidade do plasma e o fluxo solar ultravioleta extremo.

O ESCAPADE levará cerca de 11 meses para chegar a Marte depois de deixar a órbita da Terra, onde ambas as espaçonaves passarão vários meses ajustando suas órbitas antes de estarem em posição de capturar melhor os dados sobre a magnetosfera.

O estudo de diferentes magnetosferas dá aos cientistas uma melhor compreensão do clima espacial, o que pode proteger astronautas e satélites enquanto orbitam a Terra e exploram o sistema solar.

A Blue Origin é uma das 13 empresas que a NASA selecionou para contratos do programa Venture-Class Acquisition of Dedicated and Rideshare (VADR). Os contratos de entrega têm um período de pedido de cinco anos com um valor total máximo de US$ 300 milhões em todos os contratos.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023