Um profissional de georreferenciamento não pode agir com amadorismo. Seja ele um profissional que trabalhe sozinho ou com outras pessoas, ele precisa sempre se posicionar como uma empresa.

Serviços de georreferenciamento têm altos valores, por isso, o profissional precisa assumir uma posição de confiança perante o cliente, desde o momento da proposta inicial.

Quando uma empresa oferece serviços nessa área, é essencial que ela apresente uma proposta comercial detalhada, que descreva claramente os serviços a serem prestados, o prazo de entrega, as formas de pagamento, as implicações que possam interferir no seu trabalho e outras informações importantes.

Uma proposta comercial detalhada pode ajudar a garantir que o cliente entenda exatamente o que está sendo oferecido, o diferencial do seu trabalho, o porquê do seu preço.

Lembre-se que, no ramo de georreferenciamento, há profissionais que cobram valores baixos demais e que não entregam um trabalho completo e de qualidade. Portanto, uma proposta pode mostrar não apenas um preço, mas a necessidade que o proprietário terá de um trabalho melhor.

Outra razão para uma proposta de qualidade, é que ela vai ajudar o cliente a esclarecer suas dúvidas e alinhar suas expectativas. Uma descrição completa do seu trabalho, pode dar argumentações importantes na hora de negociar. Além disso, mostra sua expertise como profissional de georreferenciamento, alguém que sabe o que está fazendo.

Detalhes importantes para uma proposta de serviços em georreferenciamento

Ao elaborar uma proposta comercial para serviços de topografia e georreferenciamento, é importante considerar alguns aspectos fundamentais. 

Em primeiro lugar, é essencial descrever com clareza o imóvel que será alvo do georreferenciamento, com informações como local, área, matrícula. Também é importante mencionar os dados de contato do proprietário (ou do interessado). Organizar as informações na proposta ajuda a acompanhar melhor suas oportunidades de negócios.

Em seguida, coloque os objetivos do projeto, para que fim o georreferenciamento será feito: somente regularização, processos de desmembramento e remembramento, usucapião, etc.

Descrevendo os serviços

Hora de mostrar que seu trabalho vale cada centavo. Descreva bem quais são os serviços que serão prestados e quais são as metodologias e tecnologias que serão utilizadas. Alguns itens que você pode incluir:

  • Estudo de localização – mencione a necessidade de busca de certidões e de estudos em campo de divisas e de amarrações topográficas;
  • Georreferenciamento – detalhe as visitas à área para coleta de dados, os tipos de equipamentos usados, implantação de bases, tipos de marcos, processamento das informações, preparação de declarações de limites com confrontantes, acompanhamento do processo, registro no cartório, etc.
  • Resultados – mostre claramente os resultados que seu trabalho trará ao proprietário. Por exemplo: a propriedade será localizada espacialmente, ficará atendida pela Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais e cadastrada no SIGEF/INCRA, registrada em cartório, etc. 

Condições da proposta

Agora que o cliente entendeu bem o tipo de trabalho que você vai oferecer, hora de colocar as condições da proposta:

  • Valores – Hora de descrever os valores do projeto, você pode dividir o preço para os estudos de localização e georreferenciamento;
  • Condições de pagamento – muitos profissionais de georreferenciamento parcelam o serviço, solicitando a entrada e recebendo valores durante o andamento dos trabalhos. Descreva bem os valores (ou percentuais) e os momentos em que devem ser pagos;
  • Prazos de entrega do projeto – são as datas de finalização. Esses prazos também podem ser colocados separados para etapas de estudos e georreferenciamento;
  • Validade da proposta – essa é uma informação importante, pois se o proprietário “engavetar” a proposta, retomando o contato depois de muito tempo, você poderá renegociar o preço.

Disposições finais 

Nesta parte, você poderá descrever situações que podem afetar o resultado e o preço proposto. Por exemplo:

  • Tributos e outros valores: mencione os tributos que incidirão no preço e que as alterações de alíquotas serão repassadas para o cliente. Também combine os valores que ficarão a cargo do cliente como taxas do cartório e outros valores;
  • Extensão da proposta – a proposta não se estende a outras propriedades;
  • Problemas com confrontantes – avise o cliente o que vai acontecer caso haja conflitos com vizinhos que atrasem ou embarguem o processo. 

Portfólio de trabalho e informações comerciais

Para transparecer mais confiança, você pode optar por enviar suas informações comerciais em anexo à proposta, para o cliente poder consultar a idoneidade de sua empresa.

Outro aspecto importante de uma proposta comercial para serviços de georreferenciamento é a apresentação da equipe que realizará o trabalho. É importante que a proposta inclua informações sobre a qualificação dos profissionais envolvidos, como sua formação, experiência e certificações.

Você também pode mencionar trabalhos que já concluiu e outros clientes. Entretanto, lembre-se de solicitar autorização de seus clientes para incluir o nome deles no seu portfólio. Isso garantirá sua conformidade com a lei de proteção de dados.

Fechei a proposta! E agora?

Antes de continuar lendo: se você está começando no ramo de georreferenciamento, ou deseja se atualizar  (já sabe das mudanças que ocorreram recentemente?) aproveite para conhecer também os nossos cursos presenciais em Goiânia, São Paulo e Curitiba. Quem se interessar, solicite o cupom de 5% dizendo que veio através da MundoGEO. Nosso WhatsApp é (62) 3294-1962.

Agora sim: Fechei a proposta! E agora?

Com uma proposta tão completa, ficará muito mais simples de efetuar o contrato, afinal você já tem em mãos boa parte das informações necessárias. 

As cláusulas do contrato precisam resguardar o profissional juridicamente, abrangendo e detalhando as informações que você colocou na proposta e nas disposições finais.

Quais são os cuidados que você precisa ter na hora de redigir o contrato?

  • Proprietários e posseiros – Pergunte-se: quem vai assinar o contrato é uma pessoa autorizada a representar a propriedade mediante os órgãos governamentais? Há posseiros no local? Eles vão autorizar os profissionais a entrarem na propriedade e efetuarem o trabalho? 
  • Problemas com os vizinhos – Inclua cláusulas que resguardem seu pagamento caso haja conflitos com confrontantes que não sejam resolvidos facilmente. Não é raro casos que vão para litígios e se arrastam por anos;
  • Valores não inclusos no preço – Descreva os valores que ficarão a cargo do proprietário e não estão inclusos no preço;
  • Assinatura digital válida – Com as facilidades digitais não é necessário que você se desloque até o proprietário para providenciar a assinatura do contrato. Após ler esse artigo até o final, você pode clicar aqui e ver o vídeo no canal do Youtube da TGR que ensina a providenciar a assinatura digital com validade jurídica.

Que tal um modelo de proposta e de contrato?

Colocamos tantas informações nesse artigo que você provavelmente já tem boas ideias para aplicar em suas propostas. Mas você vai perceber que ainda há muitas dúvidas quanto ao que colocar ou não em sua proposta.

Quais são os valores que você deve incluir no preço? Como redigir uma cláusula que me resguarde caso o imóvel esteja com problemas no CAR ou CCIR?

Para sanar todas as dúvidas, convidamos você a se juntar ao Clube de Assinaturas da TGR Treinamentos. Além de estudos de casos, estudos de normas e atualizações do manual, nós estamos abrindo um módulo dedicado a ajudar profissionais de geo a se posicionarem no mercado. Já temos aulas disponíveis sobre o cálculo de preços e elaboração da proposta e já estamos preparando a aula sobre contratos.

Clique aqui e junte-se ao Clube da TGR Treinamentos e maximize seus lucros com um bom posicionamento e com a precificação, proposta e contrato corretos.

Se você está começando no ramo de georreferenciamento, ou deseja se atualizar  (já sabe das mudanças que ocorreram recentemente?) aproveite para conhecer também os nossos cursos presenciais em Goiânia, São Paulo e Curitiba. Quem se interessar, solicite o cupom de 5% dizendo que veio através da MundoGEO. Nosso WhatsApp é (62) 3294-1962.